segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

MP pede para renovar prisão de acusados de fraude

Em Magé, população faz protesto a favor da prefeita, suspeita de participar de esquema.

Promotores dizem, porém, que há indícios que manifestantes foram obrigados a protestar.
Do G1, no Rio, com informações do RJ TV

O Ministério Público pediu à Justiça para renovar por mais cinco dias a prisão temporária dos acusados na Operação Uniforme Fantasma. Dos 18 presos, dois foram soltos porque colaboraram com as investigações. Oito pessoas estão foragidas.

Visite o site do RJ TV

Na periferia de Magé, na Baixada Fluminense, moradores se queixam da falta de investimento no município. Basta sair do Centro da cidade e os problemas se tornam evidentes. Buracos nas ruas, bairros cobertos de lama. No bairro Nova Marília, o esgoto corre em valas a céu aberto. A única área de lazer é obra dos próprios moradores e o calçamento eles cansaram de esperar.

“No meu portão tem (esgoto) porque eu fiz, consegui umas manilhas de um amigo de Caxias (também Baixada), ele mandou pra mim, paguei pra fazer, meu esposo fez o esgoto. Para lá, (a obra) em algumas ruas está começada, mas não está terminada, mas aqui na minha rua é promessa”, contou uma moradora.

O sistema de saúde também é alvo de críticas

“Tem médico, mas você vai faz um pedido de exame pro filho, o pedido fica lá, o papel some. Exame vem trocado, de criança de 4 anos, vem 44, com uma vizinha aconteceu isso”, reclama outra.

R$ 100 milhões

Enquanto isso, R$ 100 milhões, que deveriam ser usados em benefícios para a população de seis municípios do Rio podem ter sido desviados para as contas da quadrilha, segundo os promotores.

Magé é o principal alvo das investigações. E, segundo o Ministério Público, há indícios da participação da prefeita Núbia Cozzolino no esquema.

A secretária de fazenda do município, Núcia Cozzolino, está foragida. Ela é irmã da prefeita, que não aparece para trabalhar desde a semana passada, quando agentes da Draco cumpriram mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura. Na saída do prédio, na quinta-feira, o povo apoiou o trabalho dos policiais.

Manifestação a favor da prefeita

Esta manhã, na praça em frente à prefeitura de Magé, um grupo manifestou apoio à prefeita Núbia Cozzolino.

“Eu nunca vi um trabalho igual ao da prefeita. É do uniforme, merenda, funcionário, pagamento. Tudo cem por cento. Eu tenho certeza: a prefeita não tem nada a ver com isso. E ela vai provar isso. Magé nunca teve uma prefeita como Núbia Cozzolino. É a única prefeita que está trabalhando”, explicou uma das manifestantes.

Entretanto, segundo as investigações da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público, os participantes do protesto são funcionários da prefeitura que teriam sido ameaçados de corte de ponto. O MP diz ter recebido denúncias de manipulação política.

Reclamações

Nas ruas, a indignação dos moradores que acompanham as investigações.

“É funcionário que tem que assinar livrinho de presença que está fazendo isso aí, porque o povo está irritado com isso aí, com essa pouca vergonha que está acontecendo no nosso município. Ela tirou um bocado de funcionário pra vir pra cá, se não vier é mandado embora. Isso aí é uma vergonha”, argumentou uma terceira moradora.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Magé informou que a prefeita Núbia Cozzolino só vai se pronunciar sobre as acusações de corrupção envolvendo o município na terça-feira (29), mas não divulgou um horário definido.

Nenhum comentário: