sábado, 19 de janeiro de 2008

Governo já sabe como garantir obras do PAC nas favelas

Proposta de ação das polícias será apresentada ao governo federal na segunda (21).

Preocupação é que confrontos com traficantes atrapalhem o andamento das obras.
Do G1, no Rio, com informações do RJ TV

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, disse nesta sexta-feira (18) que o planejamento das polícias do Rio de Janeiro para garantir que os confrontos com traficantes não atrapalhem as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) nas favelas da cidade já está pronto. Beltrame pretende apresentar a proposta ao governo federal na segunda-feira (21).

Veja o site do RJ TV

“Posso dizer que a PM, a Polícia Civil, e a secretaria de Segurança estão prontas, esperando só que o governo federal anuncie a data do início das obras aqui no Rio”, declarou o secretário.

Segundo o secretário, o planejamento se baseou em informações obtidas durante ocupações em algumas favelas da cidade. As favelas do conjunto do Alemão, onde os confrontos são freqüentes, especialmente depois de junho de 2007, quando a Força Nacional começou a ocupar a região, estão entre as primeiras a receber obras do PAC.


Passarela de Niemeyer

Os moradores vão ganhar um teleférico que ligará cinco comunidades à estação de trem de Bonsucesso, no subúrbio do Rio. Em Manguinhos, no subúrbio, o plano é elevar a linha férrea para construir áreas de lazer na área embaixo. Na Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul, o PAC vai deixar um anel viário e uma passarela projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O investimento de R$ 1,04 bilhão prevê, ainda, obras de urbanização, saneamento básico, construção de escolas e postos de saúde nas favelas.

Segundo o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, as obras devem começar em meados de fevereiro. A construtora responsável pelas obras será anunciada na quarta-feira (23). O governo já está analisando a documentação dos concorrentes, quatro consórcios e uma empreiteira. Será escolhida o candidato que oferecer o preço mais baixo.

Nenhum comentário: