quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Caxias, o paraíso dos carros clonados

Letícia Vieira - Jornal Extra

RIO - Os veículos de Duque de Caxias estão na mira da Secretaria municipal de Transportes e Vias Públicas. No ano passado, o órgão encaminhou à corregedoria do $200 casos de carros clonados no município - todos já confirmados. Nesta quarta-feira, o secretário Abdul Haikal vai levar à corregedoria outros 200 processos com suspeita de falsificação das placas (Fórum: Já foi vítima de algum tipo de crime de clonagem? Conte aqui! ).

" A clonagem é a certeza da impunidade "

- A clonagem é a certeza da impunidade. O delinqüente que coloca uma placa fria no seu veículo comete toda a sorte de irregularidades, e põe em risco a população - afirmou o secretário.

Um funcionário público de Santo André (SP) foi vítima da falsificação da placa de seu carro, sem nunca ter passado pelo município. Ele recorreu da multa enviada a sua casa, em novembro, por avanço de sinal, mas teve o pedido negado. Agora, o motorista teme perder pontos em sua carteira injustamente.

- A gente acaba ficando numa situação de insegurança jurídica. Sempre me preocupei em não cometer infração e, de repente, sou "premiado". Vou entrar na Justiça para anular a multa - disse a vítima, que não quis se identificar.

Segundo o corregedor do $, David Anthony, em 2007 foram confirmados em todo o estado 734 casos de veículos clonados de um total de 967 processos. Para ele, o número de incidência em Caxias é preocupante:

" Temos dificuldade de comprovar as irregularidades quando não existem fotos dos dois carros com a mesma placa "

- São números expressivos, se considerarmos que, $no ano passado, surgiram 132 procedimentos novos no estado. Avaliamos todos os processos de multa, caso a caso. Mas temos dificuldade de comprovar as irregularidades quando não existem fotos dos dois carros com a mesma placa.

O chefe do setor anticlone da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), Fabiano Aguiar, diz que o motorista deve procurar a polícia para evitar a ação de criminosos:

- Fazemos uma perícia no veículo, que pode ajudar o Detran a comprovar qual é o verdadeiro carro.

Após apurada a irregularidade, o processo é encaminhado pelo Detran ao órgão responsável pela emissão da multa para anular a infração.

O secretário Abdul Haikal afirma que a prefeitura está investindo na contratação de 300 guardas de trânsito e na compra de 70 câmeras para dar mais rigor ao combate aos clones.

Como proceder se tiver o carro clonado

Segundo o setor de investigação de clonagem da corregedoria do Detran, o motorista que receber uma multa em local e hora incompatíveis com a sua rotina deve pedir a 2ª via do auto de infração. Com o documento, ele pode comprovar se houve erro de digitação. Depois, o motorista deve recorrer da multa, procurar a Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e se dirigir à Corregedoria do Detran.

Documentos

Requerimento ou termo de declaração do proprietário; carteira de identidade do proprietário, CPF, comprovante de residência, carteira de habilitação e certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) - documentos originais; fotografias coloridas do veículo (dianteira, traseira, lado direito; lado esquerdo), com data - não são aceitas fotos digitais; registro de ocorrência e laudo pericial da DRFA.

Corregedoria

A corregedoria do Detran na capital atende pelo telefone 3399-1701. No interior, pelo 0800-204040. O site do órgão é o www.detran.rj.gov.br.

Delegacia

Os telefones do setor anticlone da DRFA para informações são o 3399-3625 e o 2580-8077.

Nenhum comentário: