segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Detro multa 118 motoristas e recolhe 28 veículos

Ação é considera a maior já realizada pelo departamento.

A multa para os veículos removidos pode chegar a R$ 1.749,50.
Do G1, no Rio

A operação realizada durante esta segunda-feira (28) pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Rio registrou 118 infrações e 28 apreensões na capital até às 17h.

Segundo o Detro, os veículos apreendidos foram levados para depósitos públicos municipais. A multa pode chegar a R$ 1.749,50.

O governador Sérgio Cabral determinou que a fiscalização com o transporte irregular fosse intensificada. A partir desta segunda, a operação
“Sou legal, e daí?” passou de 10 pontos fixos para 23, nos locais onde há maior incidência de transporte irregular no município. A ação segue até as 20h.

Transporte sem autorização
Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo
Domingos Peixoto / Agência O Globo
Fiscais retiraram de circulação vans, kombis, carros de passeio e ônibus. (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)

Ao longo do dia, os fiscais flagraram e retiraram de circulação vans, kombis, carros de passeio e ônibus que realizavam transporte de passageiros sem autorização. Segundo a assessoria, o número de irregularidades encontradas poderia ser maior ainda. Estima-se que cerca de quatro mil veículos piratas tenham fugido da fiscalização, o que refletiu na melhoria do trânsito na cidade.

“O reforço da fiscalização é uma resposta às ameaças aos fiscais do Detro. O resultado já pôde ser percebido no trânsito”, afirmou Rogério Onofre, presidente do Detro. O presidente do Detro afirmou no dia 22 de janeiro, que quatro oficiais da PM que atuam na fiscalização do transporte irregular no Rio vêm sofrendo ameaças de morte.

Operações freqüentes

No dia 23 de janeiro, uma operação do Detro apreendeu nove veículos irregulares na Avenida Lauro Sodré, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

No dia 11 de janeiro, uma operação do Detro apreendeu 34 veículos por transporte irregular de passageiros, no Centro do Rio, e multou outros cinco veículos por problemas com a documentação, falta de ar condicionado e excesso de passageiros. A operação contou com 63 fiscais e 15 viaturas, que atuaram em 11 pontos do bairro.

E no dia 7 de janeiro, uma operação com cerca de 300 homens de delegacias especializadas e agentes da Guarda Municipal e fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) reprimiur o transporte irregular de passageiros na região de Campo Grande, na Zona Oeste. A polícia apreendeu 27 vans e seis veículos foram recuperados.

Disputa pelo controle do transporte alternativo

Em 2006 e 2007, cerca de 70 mortes tiveram envolvimento ou suspeita de envolvimento com a máfia das vans, de acordo com informações da polícia. Em vários casos, policiais seriam mandantes dos crimes.

O caso mais recente foi em agosto de 2007, quando o sargento da PM, Francisco César Silva Oliveira, o Chico Bala, foi vítima de um atentado em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. A polícia suspeita que o crime teria relação com a disputa pelo controle do transporte alternativo na região. Um policial civil, um policial militar e outros dois ex-PMs foram presos.

O vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho (PMDB), foi preso, acusado de ser um dos mandantes desse crime. O político, também acusado de chefiar grupo de milícias - grupo armado que cobra para manter suposta segurança - na Zona Oeste do Rio, nega participação no assassinato.

Segundo o Detro, as vans respondem por quase 30% do transporte no estado do Rio de Janeiro. São 7,5 mil veículos regularizados, enquanto outros 10 mil circulam clandestinamente, informou o departamento. As vans tiveram a importação autorizada pelo governo federal há pouco menos de 20 anos.

Nenhum comentário: