quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Estado pede blindados ao Exército



Escudos israelenses darão proteção aos policiais durante ocupação para obras do PAC

Maria Inez Magalhães

Veículos do tipo Urutu em ação na Rocinha, em 2006: blindados do estado são insuficientes. Foto: Fábio Gonçalves / Ag. O DIA

Rio - Com a frota de carros blindados precária, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, vai pedir ainda esta semana ao comando do Exército no Rio de Janeiro os veículos blindados da corporação para ajudar no transporte dos policiais que farão a ocupação do Complexo do Alemão para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outro equipamento de segurança que será usado pelos policiais na operação são escudos portáteis, resistentes a tiros de fuzil, de fabricação israelense, que ainda serão comprados.

Conhecidos como Urutu, os blindados do Exército transportam com segurança 12 homens. A Secretaria de Segurança, no entanto, ainda não definiu o número de carros que pedirá ao Exército. A polícia do estado tem 11 blindados. Um deles, levado para a revisão, já foi atingido por quatro mil tiros e não pode mais receber soldas, pois haveria comprometimento da segurança da blindagem.

Além disso, os oito blindados novos que a Secretaria de Segurança vai comprar este ano ainda estão sendo escolhidos e não estarão disponíveis a tempo da operação. Os fabricantes também não têm os carros para pronta entrega.

ESCUDOS

O escudo portátil de fabricação israelense também vai garantir a segurança dos agentes no complexo. Foram pedidas 200 unidades. Eles podem ser levados pelos policiais nas costas e armados com rapidez em áreas de risco, já que pesam entre 10 e 20 quilos. Perfilados, tornam-se uma parede blindada e protegem os agentes dos tiros dos inimigos. Parte desse equipamento deverá ficar com a polícia fluminense depois que as obras do PAC terminarem.

Se realmente forem empregados nas operações do PAC, não será a primeira vez que os Urutus serão usados em favelas do Rio. No mês passado , militares usaram o veículo na ocupação do Exército no Morro da Providência, no Centro, no programa Cimento Social, que prevê a reforma de 780 casas, algumas delas blindadas.

Como informou ontem O DIA, três mil homens, entre policiais e homens da Força Nacional de Segurança, serão destacados para garantir a segurança durante as obras do PAC no Alemão. O início da operação deve ocorrer em meados de março, dias antes das obras.

ANÁLISE DE DOCUMENTOS

Hoje, a Secretaria Estadual de Obras anuncia o resultado da análise da documentação técnica apresentada pelas empresas que participam do processo de licitação das obras do PAC nos complexos do Alemão, Rocinha e Manguinhos. O Alemão será a primeira área beneficiada.

Se não houver recursos, os envelopes contendo as propostas de preços poderão ser abertos hoje mesmo, após a divulgação do resultado da habilitação técnica. Caso contrário, será concedido às empresas prazo de cinco dias úteis, a partir de amanhã, para a apresentação do recurso. Quatro consórcios e uma empresa participam do processo.

O PAC prevê investimentos de R$ 1 bilhão em favelas. Do total, R$ 840 milhões devem ser aplicados no Alemão, Manguinhos e Rocinha.

Nenhum comentário: