segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Caveiras 30 anos

Bope faz aniversário com popularidade em alta e atrai interesse de TVs dos EUA e da França

Vânia Cunha


Rio - Não se admire se, dentro de alguns meses, ao assistir aos seriados americanos das TVs por assinatura, você se deparar com os homens de preto da tropa de elite da PM fluminense em ação. Depois de atingir o auge da fama no Brasil, pelas telas do cinema, as missões e aventuras dos ‘caveiras’ estão prestes a conquistar também a audiência nas séries de televisão dos Estados Unidos e da França.

Depois de testemunhar expressões como “pede para sair”, “boa, zero meia” e “caveira, meu capitão” caírem na boca do povo — prova incontestável do sucesso do longa-metragem ‘Tropa de Elite’ —, o comandante do Bope, coronel Alberto Pinheiro Neto, foi surpreendido, há um mês, pela proposta do canal A&E para os ‘caveiras’ estrelarem o reality show ‘Dallas S.W.A.T’.

Sucesso na América do Norte, cada episódio da série tem como tema 24 horas de um agente da unidade especializada em combate ao crime, expondo ao telespectadores as ações, riscos e até a intimidade dos policiais. “Recebemos o pedido como motivação extra para continuar nosso trabalho. Acho que pode ficar bacana”, afirmou, modesto, o comandante. O episódio com a tropa brasileira deverá ser gravado no batalhão, em Laranjeiras.

DOCUMENTÁRIO

O outro presente do 30º aniversário será o documentário que começa a ser gravado na próxima terça-feira, para a rede de TV M6, a segunda maior da França. Atraídos pelo culto à tropa de elite por aqui, os franceses apostam no sucesso do Bope também entre o público europeu.

Durante três semanas, a missão de seis repórteres franceses será ficar na ‘cola’ dos agentes especiais, filmando seus treinamentos e atuações em operações de alto risco nas favelas cariocas.

“Muitos turistas europeus que vêm ao Rio só pensam na violência. Eles não sabem que existe uma tropa preparada para combater a guerra. Queremos mostrar que o Bope é considerado hoje a melhor unidade de elite do mundo”, exalta a produtora Joana Calmon, que tentou, durante quase dois meses, aprovação para o projeto. “Foi difícil, o Bope é muito assediado. Só consegui o aval semana passada.” A estréia da tropa de elite em horário nacional na França está prevista para março.

Para fechar com chave de ouro a trilha da fama, os bastidores da batalhão, desde sua criação, serão retratados no livro ‘Operações Especiais — a verdadeira história’, lançado no fim do semestre. Concebida pelo coronel Paulo César Amêndola, criador do núcleo de operações que deu origem ao batalhão, a obra promete polemizar ao expor histórias que ficariam adormecidas para sempre nos porões do Bope.

Nenhum comentário: