sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Grama toma conta do monumento aos Pracinhas

Grama toma conta do monumento aos Pracinhas

O pórtico monumental passa por obras de manutenção, mas jardim parece abandonado.
Fundação responsável pelo parque diz que grama cresceu por causa da chuva.
Do G1, no Rio

Enquanto parte do monumento aos Pracinhas no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, está passando por obras de manutenção desde o início de dezembro de 2007, o jardim em torno da construção anda merecendo maiores cuidados. A grama, muito alta, se mistura com mato e outros tipos de vegetação, além de folhas secas de árvores da área. O pórtico monumental da construção, que fica sobre a parte mais alta, chamada de plataforma, é a única estrutura que está passando por reparos.

Fabíola Gerbase
Fabíola Gerbase/G1
A grama, muito alta, se mistura com mato e outros tipos de vegetação, além de folhas secas de árvores da área. O pórtico monumental da construção. (Foto: Fabíola Gerbase/G1)

A responsabilidade pelos jardins do local, chamado oficialmente de Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, é da Fundação Parques e Jardins, da prefeitura. A administração do monumento é tarefa do Exército, mas a guarda que monitora a visitação ao museu, ao mausoléu e à plataforma é feita por membros das três Forças Armadas, em esquema de revezamento a cada mês. Neste mês de janeiro, guardas da Aeronáutica estão trabalhando no monumento. Em fevereiro serão membros da Marinha e em março, do Exército.

O soldado Diniz, da Aeronáutica, estava na guarda nesta sexta-feira (4), sob o forte sol do verão carioca, e contou que o jardim parecia bem cuidado em dezembro. O administrador do monumento, cabo Quadros, também afirmou que durante todo o ano funcionários da prefeitura conseguiram manter o jardim em boas condições.

“Não sei se está descuidado assim por causa das festas de fim de ano. Talvez no fim do ano dêem prioridade a outras áreas da cidade. De repente, o efetivo fica menor, tem gente de férias. Normalmente, tem sempre gente aqui cuidando do jardim”, explicou Quadros.

A Fundação Parques e Jardins informou que já deu início ao corte da grama e aos cuidados do jardim neste mês de janeiro. Segundo o órgão da prefeitura, o serviço só foi interrompido em dezembro nos dias de feriado. A fundação explicou que, como o mês natalino tem muita chuva, a grama cresce mais rápido, dando a impressão de não estar recebendo manutenção há algum tempo.

Troca de coronéis

O administrador contou que, no fim de janeiro, haverá passagem de comando do monumento e o Exército está fazendo os preparativos necessários. Atualmente, um coronel está no comando, que deve ser passado a oficial de mesma patente.


O monumento recebe turistas diariamente, segundo o administrador. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.

“Sempre vêm grupos de japoneses”, contou o soldado Diniz.

Outros pontos do Aterro também estão precisando de cuidados. Na Praça Cuauhtémoque, perto da Avenida Osvaldo Cruz, no Flamengo, por exemplo, a grama está bem alta.

Desde dezembro, o pórtico monumental está passando por obras de manutenção. Sobre a plataforma também ficam uma escultura metálica, de autoria de Júlio Catelli Filho, e uma escultura de granito que representa as três Forças Armadas, feita por Alfredo Ceschiatti.

Fabíola Gerbase

Um comentário:

joshua disse...

Well, unnote that! PALAVROSSAVRVS REX!