quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Gestantes com sintomas da nova gripe serão medicadas com antiviral

Todas que apresentarem sintomas deverão fazer exame para confirmação.
Estado do Rio tem hoje 109 grávidas internadas, 13 em estado grave.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

A Secretaria estadual de Saúde anunciou nesta quarta-feira (5) duas medidas para reforçar o atendimento às mulheres grávidas: todas que apresentarem os sintomas deverão fazer o exame e serão medicadas com o remédio antiviral.

“Todas essas gestantes, que fazem parte do grupo de risco, iniciarão o uso do antiviral imediatamente após o inicio dos sintomas, ou seja, a recomendação aos médicos é o início do antiviral, nós vamos concomitantemente fazer o teste para a detecção do vírus”, disse o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.

Os exames de confirmação serão feitos em gestantes com sintomas de febre e tosse. Segundo o secretário, os resultados sairão em até 48 horas.

Sérgio Côrtes chegou a informar durante uma entrevista coletiva que haveria 170 grávidas internadas em hospitais da rede estadual. No entanto, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou posteriormente que o número de gestantes hoje internadas em leitos de hospitais da rede de unidades próprias do estado e de hospitais do município do Rio é de 109. Dessas pacientes, 13 estão em estado grave.

“Se o exame for negativo e ela estiver com poucos sintomas, você suspende o antiviral. Se o exame der negativo, mas o quadro dessa gestante for ainda um quadro de agravamento do quadro respiratório, será mantido o antiviral independentemente do resultado, porque pode ser um falso negativo”, explicou o secretário.

Teleatendimento

Para identificar casos graves e monitorar gestantes com gripe, 80 pessoas, supervisionadas por enfermeiras, trabalham no serviço de teleatendimento exclusivo criado na terça.

“Em menos de 24 horas de funcionamento, já tivemos duas gestantes nesse quadro de maior risco identificadas, que já foram encaminhadas a unidades hospitalares exatamente por esse sinal de risco, e outras tantas já identificadas para esse monitoramento clinico”, disse o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.

Aulas adiadas

A prefeitura do Rio decidiu também adiar as aulas na rede municipal de Educação por causa da nova gripe, seguindo a recomendação do governo estadual.

Com isso, os alunos do ensino fundamental deverão retornar às aulas no dia 17. Já as creches só serão reabertas no dia 24 de agosto, mesma data em que retornarão às salas professoras e alunas grávidas.

A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (5), pelos secretários de Saúde, Hans Dohmann, e de Educação, Claudia Costin, pela televisão, no canal MultiRio, durante a capacitação de 30 mil professores da rede municipal. Eles receberam orientação e tiveram esclarecidas suas dúvidas em relação à nova gripe.

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, cada escola definirá como vai repor os dias perdidos. Os professores também ficarão em casa, segundo a secretaria. No entanto, eles deverão comparecer por dois dias em suas unidades de ensino para realização do planejamento. 

UFF também adia aulas

A Universidade Federal Fluminense (UFF) também anunciou nesta quarta que suspenderá a volta às aulas no dia 10 de agosto.

Segundo comunicado da universidade, "a UFF aguardará fatos novos quanto à evolução da doença, e na próxima quarta-feira, 12 de agosto, emitirá outra nota oficial sobre o possível retorno no dia 17 ou em data posterior". 

Estado fará nova reunião na próxima semana

Nesta quarta-feira, os secretários estaduais de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e de Educação, Tereza Porto, anunciaram um novo adiamento das aulas na rede pública estadual, por causa da nova gripe.

Com isso, o início do segundo semestre, que estava marcado para a próxima segunda-feira (10), deve ocorrer apenas no próximo dia 17. Uma nova reunião será realizada na próxima quarta-feira (12) para uma nova avaliação do quadro.

"Nós decidimos fazer essa reunião na quarta-feira para dar um tempo de as famílias se organizarem caso haja necessidade de adiar novamente. A princípio, as aulas vão recomeçar dia 17 de agosto", afirmou a secretária Tereza Porto, acrescentando que com o novo calendário letivo prevê aulas até o dia 22 de dezembro, além de oito sábados letivos no segundo semestre.  

Recomendação vale para municípios e rede particular

Segundo os secretários, a mesma recomendação vale para as redes municipais de ensino e para as escolas particulares. "Mas é uma recomendação. Tanto as secretarias municipais de educação quanto as escolas particulares têm autonomia para decidir", ressaltou Tereza.  

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, a decisão se estende às unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Ele informou que também vai emitir nota com a recomendação para reitores de universidades estaduais e federais.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: