quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Corpo de brasileiro morto na África é levado para autópsia, diz Itamaraty

Gabriel Buchman foi encontrado sem vida no monte Mulanje.
Ele foi retirado do local com a ajuda de um helicóptero.

Rodrigo Vianna Do G1, no Rio

 

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou no início da noite desta quarta-feira (5) que o corpo do brasileiro Gabriel Buchmann, de 28 anos, encontrado à tarde no monte Mulanje, no Maláui, na África, já está sendo levado para a sede do Mulanje Mountain Conservation Trust (MMCT), onde será autopsiado.

O economista desapareceu quando fazia trilha no monte, no dia 17 de julho. Desde então, equipes de resgate e voluntários trabalharam nas buscas. Amigos e parentes de Gabriel também estiveram na África acompanhando o caso.

Equipes que faziam a busca por terra encontraram o corpo de Gabriel caído em um vale a mil metros de altura. O corpo do economista foi retirado do monte Mulanje com a ajuda de um helicóptero contratado pela família. O Itamaraty informou que ainda não se sabe como será o traslado para o Brasil.

Segundo a assessoria do Itamaraty, ainda não há informações sobre as causas da morte. Um diplomata e o vice-cônsul da embaixada brasileira em Pretória estão no local e acompanham as investigações.

Mensagens de adeus na internet

Desde que Gabriel desapareceu no Monte Mulanje, amigos e parentes do economista criaram páginas na internet e promoveram campanhas de arrecadação de fundos para ajudar no trabalho de resgate. Nesta quarta-feira, o blog “Ajude Gabriel Buchmann” , que já atraiu mais de 400 pessoas, recebeu mensagens de solidariedade.

Foto: Reprodução/Internet

Blog recebeu mensagens de solidariedade (Foto: Reprodução/Internet)

O site, que também serviu para atualizar as notícias sobre as buscas, divulgou uma mensagem de adeus logo após a notícia da localização do corpo do brasileiro.

“É a hora do adeus. É com muita dor que lhes damos a notícia de que Gabriel, nosso amigo, filho, neto, parente, irmão de sangue e de vida nos deixou. Após 28 anos dando alegrias e mostrando o caminho a nós e a tantas outras pessoas, Gabriel partiu para o mundo espiritual. Esse espaço está aberto para o seu Adeus”, diz a mensagem.
Com mais de 70 comentários, amigos, parentes e anônimos expressaram os seus sentimentos e enviaram mensagens de apoio à família de Gabriel. Impressionada com a campanha realizada no Brasil, Marta Chaves de Melo deixou, por escrito, um comentário sobre sobre a sua relação com o jovem desaparecido.
“A imagem que tenho de Gabriel é essa, um menino cheio de luz e vida. Por isso, pra mim ele é agora o nosso anjo que voou para bem longe e agora está lá em cima, não podemos mais tocá-lo, mas podemos senti-lo. Ele será um de nossos protetores. O nosso anjo, o nosso anjo Gabriel”, declarou.

Família não sabe o que aconteceu

"Não imaginamos o que pode ter acontecido", disse nesta quarta Ronaldo Chaves de Melo, tio de Gabriel Buchmann, após ser informado de que o corpo do seu sobrinho havia sido encontrado.

“Fomos avisados que o corpo foi achado pelo tio do Gabriel, que está no local e acompanhava as buscas desde o início. Não sabemos a causa da morte, ele estava acostumado a fazer trilhas”, disse ele.

Ainda segundo Ronaldo, a família não sabe quando o corpo do economista chegará ao país. “Não sabemos quando o corpo virá pro Brasil. Sabemos apenas que o corpo chegará à base da montanha amanhã (quinta, dia 6)”, contou.

Economista viajava desde julho de 2008

O economista estava viajando desde julho do ano passado. Ele percorreu 26 países da Ásia, África e o Oriente Médio como preparativo para um doutorado sobre políticas públicas de apoio a populações pobres. Antes de subir o monte Mulanje, Gabriel entrou em contato com a mãe.
“Foi por e-mail. Falou: ‘mamãe, estou terminando a viagem, estou indo para o Maláui. Vou já providenciar minha passagem Joanesburgo/Amsterdam para estar no Brasil no dia 28’”, contou a mãe do jovem.

A namorada de Gabriel, Cristina Reis, viajou no final do mês passado para acompanhar as buscas pelo economista.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: