terça-feira, 4 de agosto de 2009

Defensoria da União pede na Justiça que governo libere Tamiflu contra nova gripe

Segundo defensor, ação foi ajuizada nesta terça na Justiça Federal do Rio.
G1 consultou Ministério da Saúde sobre o caso e aguarda resposta.

Do G1, em São Paulo

A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro informou que protocolou nesta terça-feira (4) uma ação civil pública na Justiça Federal do Rio de Janeiro pedindo que o Ministério da Saúde disponibilize em toda rede privada e pública do país o antiviral Tamiflu para quaisquer casos suspeitos da nova gripe.

A reportagem procurou a Justiça Federal, mas não conseguiu confirmar com a assessoria de imprensa se a ação foi recebida.
Segundo recomendação do Ministério da Saúde, os médicos da rede pública ou privada só podem recomendar a medicação para casos de pacientes com fator de risco.

O defensor público André Ordacgy, responsável pela ação, informou que o pedido enviado à Justiça tem quatro pedidos de liminar, que a Justiça deve analisar de imediato - não há prazo específico. "Ele deve decidir até amanhã no máximo", avalia Ordacgy.

O primeiro pedido se refere a liberação do Tamiflu em todos os casos em que o médico considere necessário. O segundo pedido é para que o ministério retire a restrição das empresas farmacêuticas venderem o medicamento para o varejo, as farmácias. "O que o ministério tem é dele, mas não pode proibir empresas privadas de

fornecerem porque é vendido sobre prescrição médica."
Outro pedido visa a liberação de que toda rede laboratorial possa fazer os exames para verificação da nova gripe. "Hoje só tem três autorizados e demoram mais de 10 dia. Não tem sentido isso, controlar a informação. O paciente tem o direito de saber se tem a doença, se a gripe é comum ou tipo A."

O último pedido se refere a apenas ao estado do Rio, para verificar se o Corpo de Bombeiros tem condição de distribuir os medicamentos para a doençae e se tem condições de armazenamento e farmacêutico responsável.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde para que comente a ação e aguarda resposta.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: