sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Conselho Tutelar de Bangu suspende atendimento

Decisão foi tomada por causa das constantes brigas dentro da unidade.
Local só atenderá em casos de emergência.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

O Conselho Tutelar de Bangu, na Zona Oeste do Rio, suspendeu a maioria dos atendimentos. Desde então, apenas casos de emergência estão sendo recebidos.

Os atendimentos foram suspensos desde a última quarta (2). A decisão foi tomada pelos conselheiros por causa das constantes brigas dentro da unidade. Menores recolhidos das ruas, que passam o dia no local, estariam depredando o espaço e ameaçando os funcionários.

A equipe do RJTV descobriu um outro problema sério  no local. Na mesma casa do Conselho funciona a Central de Recepção de meninos e meninas, para onde são levados crianças e adolescentes usuários de drogas encontrados nas ruas. Eles deveriam permanecer no espaço somente por algumas horas até que fosse encontrada uma casa em algum abrigo da cidade, mas, segundo denúncia feita ao programa, não é o que vem acontecendo.

Situação de risco

Com uma câmera escondida, a equipe de reportagem entrou no Centro de Recepção e encontrou meninos e meninas misturados. Os adolescentes passam o dia sem ter o que fazer. Dormem em qualquer lugar, vivem em situação de risco e precisam de ajuda.
À noite, os jovens são levados para outra central de recepção, que funciona 24 horas, no Centro. Esta semana, eles quebraram o bebedouro e ameaçaram jogar o extintor de incêndio nos funcionários.

“Os servidores estão apavorados, não têm mais condições psicológicas de atuar aqui. E o público corre o risco de ser agredido. O Conselho está fechado. Só o atendimento de emergência está sendo realizado”, explica o conselheiro tutelar Ahlefeld Fernandes.
“O Ministério Público tem um procedimento instaurado em relação a isso e tem exigido do município retirar o Conselho Tutelar daquele local, transferindo para um espaço mais centralizado, ou imediatamente retirar a central de recepção daquelas instalações”, conta a promotora Carla Carvalho Leite.

A Secretaria municipal de Assistência Social informou que está procurando um lugar melhor para o funcionamento do Conselho Tutelar de Bangu. A secretaria disse ainda que também procura um outro lugar para abrigar o Centro de Recepção de Menores, mas, segundo a prefeitura, o trabalho não deveria ter sido suspenso. O caso será discutido em uma reunião com os conselheiros no próximo dia oito.

Sobre o pequeno número de conselhos no Rio, a secretaria informou que pretende ampliar as unidades, mas ainda não há prazo.

Segundo o Conselho Nacional de Direitos das Crianças e dos Adolescentes, para cada 200 mil habitantes deve haver um Conselho Tutelar. Na cidade do Rio, deveriam ter 33 conselhos funcionando, mas apenas dez foram implantados. 

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: