quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Polícia Civil encontra 10 kg de cocaína pura em casa abandonada na Vila Vintém

Micro-ondas do tráfico também é achado com pneus, gasolina e até pedaço de uma orelha humana

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO

Rio - A Polícia Civil apreendeu, nesta quinta-feira, 10 kg de cocaína pura, em uma casa abandonada, na Vila Vintém, em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio. De acordo com os policiais, a droga está avaliada em R$ 100 mil.

Cerca de 80 policiais estão na comunidade com o objetivo de apurar denúncias de esconderijos de armas, drogas e traficantes de outras favelas, como Rocinha, São Carlos e Pedreira, que estariam na comunidade.

Além dos 10 kg de cocaína, a polícia encontrou um terreno imenso que servia como micro-ondas do tráfico - local usado pelos bandidos para executar e queimar suas vítimas. O local, identificado como Travessa Reginaldo ou Maloca, tinha pneus queimados, tonéis, uma garrafa pet com restos de gasolina, pedaço de uma orelha humana, sacos plásticos, roupas queimadas e baldes. O terreno apresenta sinais de escavação.

No interior da comunidade, os policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) encontraram um campo de futebol, muito bem cuidado e com holofotes, de propriedade do Esporte Clube Cruzeiro. Neste local, os agentes acharam outro micro-ondas e um um riacho, cheio de detritos e imundo, onde corpos poderiam ter sido jogados.

A casa do traficante conhecido como Palhaço foi localizada. Fica na Rua Belisário de Souza 185, estava vazia e toda revirada. A construção tem varanda, três quartos, sala, copa, cozinha e banheiro.

Rodrigo de Oliveira, 18 anos, foi preso e um menor de 15 anos foi apreendido com munição, crack, maconha e cocaína. Os dois têm uma tatuagem de palhaço na perna e podem ser ligados à quadrilha do traficante Palhaço.

Não há troca de tiros até o momento, mas o clima é tenso. Alguns comerciantes baixaram as portas no início da operação, mas a situação já voltou ao normal. Dois helicópteros auxiliam os trabalhos.

A Vila Vintém é chefiada pelo traficante Celso Luís Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, preso em Bangu 1. Em 28 de julho, o genro de Celsinho, Martins Vidinhas Júnior, o Palhaço, 24 anos, tomou as bocas de fumo da favela.

O confronto deixou pelo menos 13 integrantes da quadrilha de Celsinho mortos. De dentro do presídio, Celsinho então pediu ajuda a traficantes da ADA, das favelas da Rocinha, São Carlos e Pedreira, para que fossem para a Vila Vintém. Palhaço fugiu do local e está foragido.

Preso comparsa de Palhaço

David Barbosa Campos, 23 anos, o DVD ou Cyborg, braço-direito do traficante Martins Vidinhas Júnior, o Palhaço, 24 anos, foi preso em Angra quarta-feira à tarde. O bandido fugira só com a roupa do corpo após o golpe fracassado da quadrilha de Palhaço de tomar a Vila Vintém. A prisão foi feita pela Delegacia de Homicídios da Baixada.
Segundo o delegado Ricardo Barboza, Cyborg confessou participação na guerra entre Palhaço e seu sogro, Celso Luís Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, preso em Bangu 1, que deixou ao menos 13 mortos. O preso foi autuado por associação ao tráfico.

Cyborg contou que, na tarde de 28 de julho, Palhaço armou uma emboscada para os desafetos, na qual sete foram executados. A matança continuou pela favela, mas parte do bando de Celsinho, liderada por Luquinha, voltou à favela com reforços e encurralou Palhaço e Cyborg. O restante do grupo teria sido executado.

Um morto no São Carlos

Wallace Ferreira da Silva, de 21 anos, foi morto durante um intenso confronto entre policiais e bandidos no Morro do São Carlos, no Estácio, na manhã desta quinta-feira. Traficantes lançaram granadas contra militares do 1º BPM (Estácio) e houve pânico entre os moradores.

Segundo os PMs, Wallace teria chegado a trocar tiros e foi encontrado no fim da Rua São Carlos, com uma pistola 9 milímetros e um rádio transmissor. A denúncia que levou os PMs à favela dava conta de que havia drogas enterradas em um terreno baldio na localidade conhecida como brinquedo.

Durante a operação, os policiais apreenderam uma escopeta calibre 12 e uma carabina, além de 15 quilos de maconha em tabletes e muitos papelotes de cocaína. Oito rádios de comunicação também estavam enterrados no terreno.

Wallace foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro, onde morreu. Familiares reclamaram da demora no socorro, mas os PMs informaram que não puderam resgatar Wallace mais rapidamente por causa da intensa troca de tiros.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: