domingo, 2 de agosto de 2009

Menina morta em voo trazia remédio para gripe suína na bagagem

São Paulo - A Polícia Civil de São Paulo constatou a presença do medicamento Tamiflu - indicado para o tratamento da gripe suína -, entre outros, na bagagem da garota Jacqueline Ruas, 15 anos, que morreu na madrugada deste domingo durante o vôo que fazia o trajeto entre Orlando, nos Estados Unidos, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), havia também um xarope, um antiinflamatório e antibióticos, entre outros remédios. O Instituto Médico Legal de Guarulhos concluiu que a adolescente morreu de pneumonia. A menina teve parada respiratória durante um vôo da empresa Copa Airlines que saiu dos Estados Unidos em direção ao Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo. A adolescente voltava de uma viagem a Orlando, para visitar a Disney.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, o delegado Cristian Santana Lanfredi, que registrou a ocorrência, foi informado por uma representante da agência de turismo que transportava o grupo que foi à Disney que a menina foi medicada nos Estados Unidos e que também foi constatada pneumonia.
A empresa responsável pela excursão, a Tia Augusta Turismo, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a adolescente passou mal durante os passeios em Orlando. Ela foi encaminhada para um hospital americano com sintomas de gripe e náuseas e chegou a ser submetida a exames do vírus influenza A, que deram negativo.
Com o risco de gripe suína descartado, a brasileira foi liberada para seguir viagem pelos médicos americanos. Ainda de acordo com a assessoria, ela estava bem até o Panamá, sede da companhia Copa Airlines, onde a aeronave fez escala.
A adolescente estava em uma aeronave da companhia Copa Airlines e já chegou morta no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 5h45 deste domingo, conforme a Infraero. O avião fez escala no Panamá, na América Central.
Por meio de nota, a empresa Copa Airlines informou que a adolescente chegou a ser atendida por dois médicos durante o voo, depois de a tripulação ser informada que a passageiria requeria assistência médica. O piloto da aeronave comunicou o fato ao aeroporto de Cumbica - destino do voo -, para que a passageira recebesse aassistência médica imediatamente após o pouso em São Paulo.
Ainda segundo a companhia, assim que aterrissou, a aeronave foi recebida por funcionários do posto médico do aeroporto, que notificou a empresa da morte da garota por meio de comunicado. Na nota, a Copa Airlines ainda lamenta o fato e diz estar prestando assistência aos familiares da passageira, em conjunto com as autoridades locais.
A excursão, com duração de 14 dias, saiu do Brasil em 20 de julho. As duas guias responsáveis pelo grupo prestavam depoimento à Polícia Civil no início da tarde deste domingo.
As informações são do Terra

O DIA ONLINE - BRASIL

Nenhum comentário: