terça-feira, 4 de agosto de 2009

Gripe suína assusta a Polícia Militar

Seis policiais e dez parentes deles estão internados no Hospital Central da corporação, no Estácio, com diagnóstico confirmado de gripe suína. Entre os familiares dos PMs, há quatro grávidas

Rio - O Rio de Janeiro confirmou, ontem, mais sete mortes por gripe suína: três grávidas, três crianças e uma mulher de 57 anos. Com estas confirmações, o número de óbitos causados pela doença em todo o estado subiu para 16. No Brasil, as mortes já somam 103. No Rio, a nova doença também assusta a Polícia Militar: seis policiais e dez parentes deles estão internados no Hospital Central da corporação, no Estácio, com diagnóstico confirmado de gripe suína. Entre os familiares dos PMs, há quatro grávidas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, as grávidas mortas tinham 28, 16 e 22 anos. A primeira morava em São João de Meriti, e as outras duas, em Duque de Caxias. Elas morreram entre os dias 22 e 24 de julho. Duas das crianças — de 7 e 8 anos — eram da capital e sofriam de problemas neurológicos.
As mortes ocorreram, respectivamente, em 23 e 28 de julho. A terceira, de 7 anos, morava em São Gonçalo, tinha doença sanguínea e morreu dia 23. Segundo a secretaria, outra morte foi de mulher de 57 anos, cardiopata, moradora de Nova Iguaçu. Ela faleceu dia 28.

MORTE DE UMA HORA PARA OUTRA

Um dos óbitos confirmados ontem foi o de Alessandra Campos dos Santos, 28. A moradora de São João de Meriti estava grávida de oito meses e morreu menos de cinco horas após ser internada no Hospital Geral de Bonsucesso, dia 23. Segundo o viúvo, F., 31, no fim da manhã do dia 22 Alessandra começou a apresentar sintomas como febre e tosse.
À noite, seu estado de saúde piorou e ela e o bebê faleceram de madrugada.“Eu nunca poderia imaginar perder minha mulher e meu filho de uma hora para outra. Corremos ao hospital, mas ela morreu antes de amanhecer”, lamentou ele.
O Brasil registrou nos últimos dias mais casos da gripe suína do que da convencional, afirmou ontem o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. De acordo com ele, os casos da nova gripe, que por enquanto é menos mortal que a comum, já representam 60% do total de infectados pelos vírus Influenza no Brasil, e a tendência “natural” é que essa porcentagem continue aumentando.

“Teremos aumento no número de casos. Trata-se de algo natural, porque o vírus está se disseminando. Durante 80 dias conseguimos impedir a circulação do vírus, mas ele rompeu as barreiras, se misturou ao da gripe convencional. Os dois estão competindo”, disse.
Em Brasília, ontem, uma reunião com 40 especialistas, entre epidemiologistas e clínicos, discutiu a gravidade da disseminação da gripe suína e estratégias de prevenção e tratamento da doença. O Ministério da Saúde prepara novo protocolo para atendimento de pacientes com suspeita da doença.

O objetivo é ampliar as recomendações de cuidados àqueles considerados de grupos de risco para agravamento da doença, principalmente mulheres grávidas.
No Rio, a Secretaria Estadual de Saúde investigará por que o vírus evolui de forma mais grave nas gestantes. Para isto, peritos do Instituto Médico-Legal vão recolher amostras de secreção dos pulmões das vítimas e encaminhá-las para análise na Fiocruz. De acordo com a PM, as quatro grávidas no hospital da corporação recebem atenção especial. Todos os 16 pacientes estão isolados e apresentam melhora gradual do quadro clínico.

FILHO DE PM EM ESTADO GRAVE

O caso considerado mais grave no Hospital da PM era de um menino de 11 anos, filho de um policial. Internado há uma semana, o garoto chegou à unidade muito debilitado, mas já está fora de perigo, segundo informações médicas. Ainda segundo a PM, os familiares dos pacientes foram aconselhados a procurar atendimento médico se apresentassem os sintomas da gripe, mas até ontem a unidade não havia registrado um novo caso.

Estado suspende curso para o Enem

Salas vazias e crianças em casa no dia previsto para voltar às aulas. Na rede estadual, cerca de 45 mil alunos do Ensino Médio que participariam de curso para o Enem também terão que aguardar: o início das aulas foi suspenso. Ontem, mais instituições adiaram o fim das férias. Alunos da rede municipal de Araruama, da Cultura Inglesa (menos as filiais de Caxias e São Gonçalo) e da rede pH (menos os alunos do 3º ano do Ensino Médio) só voltam às salas de aula dia 10. O Santo Agostinho (Leblon e Barra), que voltara das férias dia 27, suspendeu as aulas, que só serão retomadas dia 10. Na segunda-feira seguinte, será a vez dos 210 mil estudantes da Estácio de Sá e dos cursos de MBA da FGV.

Teste de Jacqueline não é conclusivo

A estudante paulista Jacqueline Ruas, 15 anos, que morreu ao passar mal em pleno voo de volta de Orlando, nos EUA, para o Brasil, foi enterrada ontem em São Caetano do Sul, no ABC paulista. Autoridades americanas tinham descartado a possibilidade de ela ter gripe suína, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) questionou a liberação da menina para viajar, porque o teste rápido ao qual foi submetida nos EUA não é conclusivo e tem índice de 50% de resultados incorretos.
Segundo a empresa de turismo que organizou a excursão, um menino de 11 anos que foi diagnosticado com a gripe estava no mesmo voo, mas foi medicado e passa bem. Todos os passageiros que viajaram com Jacqueline dos EUA para o Brasil serão monitorados. Jacqueline era filha única e tinha ganho a viagem para a Disney como presente pelo aniversário de 15 anos. A mãe da adolescente, Maria Aparecida Ruas, desmaiou durante o enterro e foi levada para um hospital.

Diretor da Anvisa, Agenor Álvares condenou a liberação da jovem para retornar ao Brasil. Entretanto, apesar de dizer que as autoridades daqui não deixariam um paciente em situação semelhante embarcar, Álvares evitou apontar falhas específicas no sistema de saúde dos EUA.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, diz que é preciso aguardar resultados de exames: “Não temos a causa da morte. A Anvisa tomou providências. Todas as pessoas que estavam no voo serão orientadas a procurar unidades de saúde se apresentarem sintomas. Há risco hipotético de contaminação a quem teve contato muito próximo”.

MAIS SOBRE O H1N1

SEM MÉDICOS NO GETÚLIO VARGAS
O Sindicato dos Médicos denunciou ontem que clínicos gerais do Hospital Estadual Getulio Vargas (Penha) estão sendo deslocados para trabalhar nos polos da gripe e que a enfermaria de isolamento para pacientes suspeitos da doença está fechada. “Um paciente com suspeita de gripe dividiu quarto com idosos”, acusou o sindicalista Jorge Darze. A Secretaria de Saúde informou que tenta contratar profissionais para os polos e para abrir a enfermaria. A secretaria vai apurar por que paciente dividiu quarto com idosos.

COMPRA DE VACINAS
O Ministério da Saúde vai comprar 18 milhões de doses da vacina contra a nova gripe de um laboratório francês. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos do ministério, Reinaldo Guimarães. Um milhão de doses chegará ao Brasil ainda neste ano e os outros 17 milhões em 2010. Mais 15 milhões de doses podem ser produzidas caso a Organização Mundial da Saúde autorize diminuir a produção de doses para combate à gripe sazonal.

RESISTÊNCIA AO TAMIFLU
Foram detectados na fronteira entre México e EUA casos de resistência ao Tamiflu, o antiviral que trata a gripe suína. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, isto se deve à automedicação.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: