sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Duque arquiva todas as 11 representações contra Sarney

Brasília - O presidente do Conselho de Ética do Senado Federal, Paulo Duque (PMDB-RJ) arquivou mais sete representações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).

Assim, todas as representações contra Sarney foram arquivadas, impedindo assim que sejam abertas investigações contra o parlamentar. Na última quarta-feira, Duque havia rejeitado outras quatro representações contra o peemedebista. Também foi arquivada um pedido de investigação contra o senador Renan Calheiros (PMDB-Al).

A decisão seria divulgada somente neste sábado, mas um dos senadores do Conselho de Ética adiantou a informação. Ainda cabe recursos em todas as decisões e a oposição já informou que o fará.

Foto: Divulgação

Na foto, o presidente do Conselho de Ética, que arquivou as acusações vetando investigação de Sarney

Uma das representações apresentadas pelo PSDB pede que Sarney seja investigado por ter supostamente favorecido familiares e amigos por meio de atos secretos: decisões que não receberam a devida publicidade. Já o Psol pedia para que se investigue a denúncia de que Sarney teria omitido da Justiça Eleitoral um imóvel no valor de R$ 4 milhões. Havia também uma representação sobre supostas irregularidades envolvendo a Fundação Sarney. Outra afirmava que o neto de Sarney intermediaria operações de crédito consignado para servidores do Senado.

Foram arquivadas nesta sexta-feira três representações do PSDB, uma representação do Psol, duas denúncias assinadas pelos senadores Cristovam Buarque e Arthur Virgílio, e uma apresentada apenas por Virgílio. A decisão foi encaminhada para a mesa diretora do Senado em um envelope lacrado.

Em seu despacho, Duque usou o mesmo argumento da sessão de quarta-feira, quando não aceitou as outras quatro denúncias contra Sarney e uma contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL). O presidente do Conselho de Ética alegou que todas as acusações se baseavam em "recortes de jornais" e não tinham provas.

Foto: Divulgação
"A denúncia não pode ser uma mera coletânea de recortes ou de citações de jornais. Sobre tema similar, já decidiu o pleno do Supremo Tribunal Federal", diz o despacho. "O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Alta do Congresso Nacional não pode ser utilizado como instrumento para aparelhar denúncias vazias com mera pretensão eleitoral, baseadas apenas em recortes de jornal cuja fonte e intenção ninguém sabe qual é", reforça Duque.

Como já era previsto que Duque fosse arquivar as acusações contra seu colega de legenda, partidos de oposição adiantaram que vão recorrer de todo e qualquer arquivamento feito pelo presidente do Conselho. Já na semana que vem, partidos como DEM, PSDB e PDT devem recorrer regimentalmente contra os engavetamentos e ameaçam entrar com novas representações caso se torne uma praxe o mecanismo de se arquivar qualquer denúncia contra o presidente da Casa.

Representações

*  Atos secretos do Senado
*  Ocultação de mansão em declaração de bens
* Intermediação de crédito consignado pelo neto
*  Nomeação de um namorado de neta
*  Irregularidades em patrocínio a Fundação Sarney

Denúncias

*  Nepotismo
* Supostas irregularidades em patrocínio a Fundação Sarney
*  Apuração de vínculo de Sarney com a fundação
* Intermediação de crédito consignado pelo neto
*  Omissão de transação de terras para não poder pagar tributo
*  Assessor, ex-policial, teria vazado informações

Com informações de Agências

O DIA ONLINE - BRASIL

Um comentário:

Anônimo disse...

Numa casa que se tem Um Presidente CORRUPTO, Com seus aliados do tipo do Renan Calheiros , Collor , Wellington Salgado , Paulo Duque.
Imaginem o Dr Ulisses Guimarães parado e vendo esta pessoas com seu AR de "Eu posso tudo e nada me acontece".
triste Pais chamado BRASIL.

O ultimo a sair que apague a luz.