quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Alerj aprova projeto que cria cartórios em maternidades

Projeto tem que ser sancionado pelo governador Sérgio Cabral.
Mais de 700 mil crianças por ano não são registradas no estado.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quinta-feira (7), em última votação, o projeto de lei que prevê a instalação de postos de cartórios em maternidades e hospitais da rede pública. O objetivo é assegurar que os pais consigam a certidão de nascimentos dos bebês antes de deixar a unidade de saúde.

O texto, de autoria do deputado estadual Coronel Jairo (PSC), segue agora para sanção do governador Sérgio Cabral.

Segundo a Alerj, atualmente mais de 700 mil pessoas em todo o estado não têm certidão de nascimento, o que corresponde a um índice de 5% de sub-registro. A média nacional é de 12%, segundo o IBGE, como também informou a Alerj. Sem o documento, tornam-se excluídos perante o estado.

O projeto aprovado pela Alerj serviu de base para a campanha "Com Certidão, sou Cidadão", lançada na manhã desta quinta pelo corregedor-geral do Tribunal de Justiça, desembargador Roberto Wider. O objetivo é zerar o "sub-registro" no estado.

"A certidão de nascimento é o primeiro passo para o exercício pleno da cidadania. Sem ela, muitos jovens não têm acesso a serviços públicos de saúde, ficam mais vulneráveis à exploração de mão-de-obra infantil e ao tráfico de drogas. A identificação civil não apenas assegura a necessária visibilidade social dessas crianças, como será um mecanismo de inclusão em um país tão cheio de desigualdades", afirmou o deputado Coronel Jairo.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: