terça-feira, 4 de agosto de 2009

UPA para idosos em Copacabana

Unidade 24 horas especializada será uma das 46 que o estado ganhará até o fim de 2010

Rio - Idosos vão ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h com atendimento exclusivo para eles. O local escolhido é Copacabana, o bairro com maior concentração de moradores maiores de 65 anos. A UPA da Terceira Idade é uma das 46 que o estado vai ganhar até o fim de 2010. Metade será construída até dezembro, segundo portaria assinada ontem, no Rio, pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão.

Foto: Alessandro Costa / Agência O DIA

Paes (E), Cabral (D) e Temporão anunciaram ampliação do número de UPAs: 23 estarão prontas até o fim do ano

A unidade de Copa ficará ao lado da estação de metrô Siqueira Campos, na Rua Tonelero. Lá os idosos terão atendimento prioritário, o que significa que outros pacientes não deixarão de ser atendidos. Na UPA da Terceira Idade, haverá sempre geriatras de plantão. O local será também polo de prevenção, com cursos que ensinarão a evitar quedas, e oferta de exames de acuidade visual e treinamento para porteiros e cuidadores de idosos. Os zeladores aprenderão a identificar alterações no comportamento dos mais velhos que podem indicar o início de uma doença.

No bairro, 27,5% da população é maior de 65 anos. Ou seja, de cada quatro moradores de lá, um está nessa faixa etária. Por isso, a unidade terá barras em corredores e banheiros e recepção mais ampla para acomodar pacientes e seus acompanhantes.

MAIS LEITOS

São Gonçalo terá duas UPAs e a Baixada, sete. Cada nova unidade terá 6 médicos de plantão, além de 13 a 20 leitos de observação. O ministério promete mais verbas para abrir 34 leitos coronarianos na UTI no Hospital Alberto Torres, em S. Gonçalo, e 69 de UTI no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, no Humaitá.

AS CIDADES DAS NOVAS UPAS

Ao todo, Ministério da Saúde vai repassar R$ 296,1 milhões para a rede pública de saúde do Rio. Desse montante, R$ 119,6 milhões vão erguer as 46 UPAs: a meta é ampliar para 7 milhões a capacidade de atendimento nessas unidades.
“Na Zona Oeste, as UPAs já estão sobrecarregadas com mais de 700 atendimentos por dia. É preciso agora investir na atenção básica”, admitiu o governador Sérgio Cabral, lembrando que a capacidade é de 450 pessoas/dia. O ministro Temporão prometeu novos investimentos na cidade do Rio.
Confira os 23 municípios que terão novas Unidades de Pronto Atendimento 24h:

Angra dos Reis; Araruama; Cabo Frio; Campos; Itaboraí; Itaguaí; Itaperuna; Macaé; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Petrópolis; Queimados; Rio Bonito; Rio de Janeiro; São Gonçalo (que receberá duas unidades); São João de Meriti; Teresópolis e Três Rios.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: