sábado, 1 de agosto de 2009

Técnicos monitoram óleo que vazou de navio inglês na Baía de Guanabara

Cerca de 200 litros de óleo diesel foram lançados ao mar.
Autoridades ainda não avaliaram impactos ambientais.

Do G1, no Rio

Técnicos do Serviço de Operação de Emergência Ambiental (Sopea), do Instituto estadual do Ambiente (Inea), estão monitorando, desde a tarde desta sexta-feira (31), uma mancha de óleo que vazou de um navio inglês, no Porto do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria do Ambiente, cerca de 200 litros de diesel provocaram uma mancha na Baía de Guanabara.

O vazamento aconteceu por volta das 17h desta sexta-feira durante o abastecimento de um navio inglês, atracado em frente ao Armazém 13. De acordo com o Inea, a causa teria sido uma falha na válvula de abastecimento da embarcação.
A Superintendência de Meio Ambiente da Companhia Docas do Rio de Janeiro providenciou o isolamento imediato do local com barreira de absorção e acionou a equipe do Inea. Um representante da embarcação também está no local.

Impactos ambientais

De acordo com a Secretaria do Ambiente, representantes do Inea, da Superintendência de Meio Ambiente da Companhia Docas do Rio e da empresa responsável pelo navio devem fazer uma nova vistoria no local na manhã deste sábado (1º). Os técnicos pretendem avaliar os impactos ambientais provocados pelo vazamento.
Ainda segundo o órgão, como o navio é de bandeira estrangeira, a responsabilidade pela aplicação das penalidades é do 1º Distrito Naval da Marinha brasileira.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: