domingo, 9 de agosto de 2009

Preocupação com nova gripe prejudica doações de sangue no Rio

Situação é preocupante por causa do grande número de atendimento.
Ao todo, 28 pessoas morreram da doença no Estado.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

A preocupação com a nova gripe também tem prejudicado as doações de sangue no Rio de Janeiro. O Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, um dos mais importantes da região, atende pacientes de 13 municípios e informou, neste sábado (8), que está com os estoques baixos. As cirurgias também são prejudicadas.

A situação é preocupante por causa do grande número de atendimento. O diretor do Hospital da Posse, Marcelo Castro, destaca que as pessoas podem e devem continuar doando sangue. Podem doar pessoas de 18 a 65 anos, com peso acima de 50 quilos.

Na noite de sexta-feira (7), a Secretaria estadual de Saúde do Rio confirmou mais nove mortes provocadas pela nova gripe. Ao todo, 28 pessoas morreram da doença no estado.

Entre as novas vítimas confirmadas na sexta estão três gestantes, de 23, 22 e 20 anos; dois meninos de 4 anos; uma menina de 3 anos; duas pacientes do sexo feminino, de 30 e 43 anos; e um do sexo masculino, de 47 anos.

Pouca procura no sábado

Poucos pacientes procuraram as unidades de saúde do Rio de Janeiro com suspeita de nova gripe neste sábado (8). No Hospital Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul, ninguém apareceu pela manhã em busca de atendimento.
Na UPA da Tijuca, na Zona Norte, uma funcionária aproveitou o baixo movimento para desinfetar a área dos pacientes com álcool. O aposentado Francisco foi um dos poucos que procurou a unidade. “Não quero pegar essa gripe de jeito nenhum, não quero mesmo. Fiquei com medo de cair de cama e vim logo aqui.”

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: