terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cai a procura pelo Disque-Gripe no RJ

Dados oficiais indicam queda na busca pelo serviço.
No total, 39 pessoas morreram por causa da doença no estado.

Do G1, no Rio

O número de ligações para o Disque-Gripe da Secretaria estadual de Saúde vem caindo nos últimos dias. De acordo com informações oficiais do Governo do Rio, a procura pelo serviço, que chegou a atingir um pico de 18.401 ligações no dia 4 de agosto, recebeu apenas 6.900 ligações no dia 16, data em que foi divulgado o último balanço sobre o serviço.

A Secretaria estadual de Saúde também confirmou, na última segunda-feira (17), mais duas mortes causadas pela nova gripe. Uma das vítimas era uma moradora da capital que tinha câncer de mama e faleceu no dia 2 de agosto. A outra era um menino de 7 anos que vivia em Arraial do Cabo, Região dos Lagos, que morreu no último dia 12. No total, 39 pessoas morreram por causa da doença no estado.
Na segunda-feira (17), o Instituto Vital Brazil, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, anunciou a produção de 380 frascos de oseltamivir líquido. O remédio é um similar ao Tamiflu, antiviral usado para tratar a nova gripe. As doses devem ser usadas para tratar crianças com a doença. Quatorze mil frascos devem ser entregues à Secretaria estadual de Saúde, que repassará o medicamento para os centros de distribuição. Ainda não há informações de quando a população terá acesso ao medicamento.

Os cuidados na volta às aulas

A volta às aulas foi marcada pelos cuidados especiais com a higiene, para evitar a contaminação entre os alunos. As janelas foram mantidas abertas, os alunos utilizam copos individuais em vez dos bebedouros e o álcool em gel se tornou artigo de primeira necessidade para evitar a contaminação pelo vírus A H1N1.
Por causa da doença, mais cinco municípios decidiram seguir a orientação do governo estadual e dar licença para as funcionárias que estão grávidas. São elas: Paracambi, Barra Mansa, Angra dos Reis, Resende e Volta Redonda.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: