domingo, 23 de agosto de 2009

Blitz nas lan houses revela que internautas utilizam poucas ferramentas dos sites de redes sociais

Fernando Torres - Extra

Usuários de Orkut, Facebook e Twitter nas Lan houses da Zona Oeste e Baixada Fluminense - foto: Otávio Campbell na lan house Hayabusa, em Duque de Caxias. Foto: Marcelo Franco / EXTRA

RIO - Oito em cada dez internautas brasileiros estão no Orkut. Com 25 milhões de perfis, o site de relacionamento dá as cartas quando o assunto é a expansão das redes sociais na web tupiniquim.

Vários gigabytes atrás vêm o Twitter, um microblog de mensagens rápidas, com 2,3 milhões de usuários, e o Facebook, ambiente virtual que agrega múltiplas funções, escolhido por 1,3 milhão de pessoas.

Paralelamente, MSN e Youtube também marcam presença entre os favoritos da galera. Para entender como a população está viajando nestes caminhos de informações, imagens e sentimentos, o EXTRA fez uma "blitz" em lan houses da Zona Norte e Baixada Fluminense

A estudante Letícia Carvalho, de 11 anos, tem perfil no Orkut, mas não explora todas as suas ferramentas. O espaço destinado à procura de comunidades quase não recebe a visita do mouse da menina, que, raramente, publica fotos. Para ela, o site é um mural de recadinhos. Como sua preferência é a troca de mensagens, enquanto acessa o Orkut também fica online no MSN, programa de bate-papo.

Me comunico com amigos distantes. É mais barato do que telefone e dá para falar com vários ao mesmo tempo - disse Letícia.

Dança e drinks

Eduardo Rodrigues, de 30 anos, é dj e acessa a internet, diariamente, em um cyber café de Vista Alegre, Zona Norte do Rio. Está no Orkut, ouviu falar em Twitter, mas não sabe o que é Facebook. Apresentado a estes dois últimos, pediu auxílio para ingressar no microblog: "Vou ampliar a divulgação do meu trabalho com o Twitter".

Migrar contatos do Orkut para o MSN é a estratégia do músico Otávio Campbell, de 29 anos. No primeiro, onde está há três anos e tem 523 amigos, ele procura pessoas interessantes.

Quando encontra, troca e-mails e parte para um contato mais próximo. Fã de bandas das décadas de 1960 e 70, gosta de assistir a vídeos de artistas no Youtube e, ao conhecer o Facebook, pretende fazer do site um novo aliado.

- Quero participar de comunidades sobre dança, música e drinks, meus maiores interesses - destacou Campbell.

Extra Online

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