quarta-feira, 25 de março de 2009

Polícia faz operação na Rocinha para reprimir tráfico de drogas

 

 

Cristiane de Cassia, Taís Mendes e Luisa Valle - O Globo, Camilo Coelho - Extra, Tv Globo e CBN

Moradores olham corpo de morto no confronto. Foto de Domingos Peixoto

RIO - Pelo menos três homens morreram, seis foram presos, e outros três ficaram feridos numa operação realizada por cerca de 300 policiais civis de várias delegacias especializadas na Favela da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira. Contra um dos presos havia três mandados de prisão. A operação, que teve início às 5h, terminou por volta das 15h30m. Todos os acessos ao morro foram interditados. O comércio foi fechado no início da operação, mas já foi reaberto. Segundo a Secretaria municipal de Educação, as escolas não foram fechadas por causa da operação policial, mas porque aconteceu um Conselho de Classe. Apenas uma creche estava funcionando mas, de acordo com a secretaria, os pais preferiram deixar seus filhos em casa.

Você ouviu disparos do confronto entre policiais e traficantes na Rocinha? Envie relatos para o Eu-repórter, a seção de jornalismo participativo do site do GLOBO.

A ação teve como objetivo reprimir o tráfico de drogas e prender Antonio Bonfim Lopes, o Nem, chefe da venda de drogas na Rocinha. Mas ele não foi encontrado. O bandido estaria envolvido numa tentativa de invasão de traficantes na noite de sábado na Ladeira dos Tabajaras , em Copacabana, o que acabou gerando violentos confrontos na região e provocou a ocupação da comunidade pela polícia por tempo indeterminado .

" Viremos à Rocinha quantas vezes forem necessárias para desarticular esses criminosos que desafiam a polícia, assustam a sociedade e, ainda por cima, vendem essa porcaria de material "

Uma tonelada de maconha foi apreendida na operação. Os policiais estouraram um local de refino de cocaína, além de uma casa onde eram armazenadas e embaladas as drogas. O laboratório descoberto na comunidade teria capacidade para refinar semanalmente até 200 quilos de cocaína (Vídeo: Delegado Ronaldo Oliveira fala sobre a venda de drogas na Rocinha). O cálculo estaria baseado na quantidade de produtos químicos encontrados na casa, na Rua 2. Os policiais civis encontraram ainda num cômodo num beco próximo à Rua do Valão uma espécie de oficina de armas. No local, foram apreendidos duas escopetas, carregadores, munição, um rojão, uma granada, um fuzil desmontado e material para a manutenção do armamento.

Confira as imagens do laboratório para refino de cocaína

Polícia estoura laboratório de refino de cocaína na Favela da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul do Rio / Foto: EFE Um helicóptero da polícia precisou ser usado para recolher o material encontrado no laboratório, e foram feitas três viagens para retirar a maconha da favela. Policiais descobriram também, no início da tarde desta quarta, uma casa, próximo à Rua do Valão, com farta quantidade de pólvora, que era utilizada para recarregar armamentos e fabricar explosivos. Perto da casa, dois homens trocaram tiros com policiais e morreram. No local, a polícia também apreendeu dois fuzis e carregadores.

Em 2007, uma refinaria similar a esta foi encontrada pela Polícia também na Rocinha.

Na chegada dos policiais à comunidade foram ouvidos fogos e disparos de tiros. As três pessoas baleadas foram levadas para o Hospital Miguel Couto, na Gávea.

Assustados com tiroteios, moradores de rua na Lagoa querem pedir isenção de IPTU

Helicóptero em ação na Rocinha. Foto de Domingos Peixoto

Em entrevista à Rádio CBN na manhã desta quarta-feira, o delegado Ronaldo Oliveira classificou a cocaína, misturada a vários produtos químicos como ácido clorídrico e fermento, por exemplo, como "porcaria de material", e disse que a polícia vai continuar a operação na Rocinha para desarticular a quadrilha.

- Viremos à Rocinha quantas vezes forem necessárias para desarticular esses criminosos que desafiam a polícia e assustam a sociedade e, ainda por cima, vendem essa porcaria de material, esse veneno, aos consumidores da droga - ressaltou o delegado.

Cartões clonados também foram apreendidos pelos policiais. Óleo queimado foi jogado por bandidos no asfalto para prejudicar a circulação de veículos pela comunidade.

- É importante continuar trabalhando para desarticular a quadrilha. Não me interessa o traficante A, B ou C.O nosso papel aqui (na Rocinha) é social e policial - declarou o delegado à CBN.

Polícia faz operação no Tabajaras. Foto: EFE

Na Ladeira dos Tabajaras, pelo menos 120 policiais continuam fazendo a ocupação da comunidade. Policiais da 10ª DP (Botafogo) já identificaram os dois bandidos que teriam comandado um grupo de aproximadamente 30 homens na tentativa de invasão na Ladeira dos Tabajaras , no sábado à noite. Segundo a polícia, os dois ainda estariam escondidos na mata junto com outros comparsas porque conhecem muito bem a região.

O secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame, classificou de bem-sucedido o desfecho da operação com a prisão de 19 presos e a morte de cinco criminosos em três dias de confrontos e tiroteios nas ruas de Copacabana. Até a noite de terça-feira, foram apreendidos 22 armas e 15 explosivos (13 granadas e duas bombas artesanais). Veja mais fotos.

Em entrevista coletiva na terça-feira, Beltrame voltou a criticar o usuário de drogas por fazer parte da cadeia que alimenta o tráfico de drogas. Segundo o secretário, é justamente por isso que os bandidos da Rocinha querem aumentar seus negócios, invadindo favelas do bando rival. Beltrame admitiu, no entanto, que os serviços de inteligência da secretaria e das polícias Civil e Militar não conseguiram confirmar a informação sobre a invasão, embora moradores já comentassem o assunto um dia antes.

Extra Online

Nenhum comentário: