terça-feira, 17 de março de 2009

Morre deputado Clodovil Hernandes

Brasília

Após ter morte cerebral, por volta das 16h desta terça-feira, o deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) morreu às 18h50 após uma parada cardíaca. Ele era mantido vivo por equipamentos e medicamentos para que a doação dos órgãos fosse possível.



A princípio seriam doados a córnea, a íris, o fígado e o coração do político. Porém, com a parada cardíaca, somente a córnea poderá ser aproveitada. Como ele não tinha contato com nenhum familiar, a decisão partiu do Ministério Público e de algumas pessoas próximas ao deputado.

Veja outras fotos do deputado

AVC

Clodovil foi encontrado na manhã desta segunda-feira desacordado ao lado da cama onde dormia, em seu apartamento em Brasília. Ele foi internado no hospital Santa Lúcia e passou por uma bateria de exames. Ainda nesta segunda, em coletiva, os médicos diziam que as chances de vida do deputado eram poucas. Ele morreu no início desta noite.


Cerimônia

O velório seria realizado no Salão Negro do Congresso Nacional, mas a ideia foi abortada. O líder do PR, deputado Sandro MAbel (PR-GO) informou no início desta terça que tanto o velório quanto sepultamento do deputado acontecerão em São Paulo. O corpo segue para SP na manhã desta quarta-feira, em um avião da Aeronáutica. O
velório está marcado para às 11h e o enterro para o final da tarde no cemitério do Morumbi, Zona Sul de São Paulo.

Relembre momentos dele em vídeo

Histórico

Clodovil nasceu em Elisiário (SP), no dia 17 de junho de 1937 e foi adotado por um casal de espanhóis. Educado em um colégio interno de padres católicos, Clodovil falava, além do português, francês e catelhano fluentes.

Formado professor, Clodovil gerou polêmica pela primeira vez ao entrar no mundo da moda. O estilista, que também foi apresentador de televisão, foi protagonista de declarações consideradas impróprias ou indelicadas muitas vezes dirigidas a outras personalidades famosas.

Em 2004 Clodovil chamou a vereadora Claudete Alves de "macaca de tailleur metida a besta". A vereadora entrou com uma queixa-crime e o apresentador responde por dois processos criminais. Em defesa, Clodovil alegou em sua defesa que a palavra "macaca" foi usada com o intuito de demonstrar que a vereadora "gostava de aparecer", e não com conotação racista. O apresentador, porém, foi condenado a pagar indenização por danos morais.

Clodovil acumulou mais de 40 anos de trabalho na televisão, sendo apresentador de inúmeros programas em várias emissoras do país. Após ser demitido da RedeTV, o polêmico criticou duramente a emissora e também algumas pessoas que trabavalham nela. Assim, perdeu espaço na TV brasileira.

Em 2006 foi eleito deputado federal, iniciando assim sua vida política. Em 2007 se envolveu em nova polêmica, no Congresso,discutindo com a deputada Cida Diogo, do PT do Rio de Janeiro. A briga começou com as declarações de Clodovil de que "as mulheres ficaram muito ordinárias, ficaram vulgares, cheias de silicone" e ainda que atualmente "as mulheres trabalham deitadas e descansam em pé".Ao ser questionado pela deputada quanto à declaração, respondeu: "Digamos que uma moça bonita se ofendesse porque ela pode se prostituir. Não é o seu caso. A senhora é uma mulher feia", finalizou.

Nenhum comentário: