sexta-feira, 20 de março de 2009

Avaliação positiva do governo Lula cai 9 pontos percentuais

Segundo a pesquisa, 64% dos entrevistas avaliam o governo como ótimo ou bom e 10% o consideram ruim ou péssimo

Brasília - A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desabou nove pontos percentuais em março diante de dezembro, atingindo a marca de 64%. Os dados foram divulgados pelo levantamento do Instituto Ibope encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.002 pessoas nas cinco regiões entre os dias 11 e 15 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O patamar é o mais baixo desde junho de 2008. De acordo com a pesquisa, 25% dos entrevistados avaliaram a gestão Lula como regular e outros 10%, como ruim ou péssima.

Diante da crise financeira mundial, também caiu a confiança do eleitorado no presidente Lula. Esta variável decaiu de 80% há três meses para 74% em março, ao passo que aqueles que diziam não confiar no presidente passaram de 18% em dezembro para 23% neste levantamento. Em uma escala de zero a dez, o governo atingiu nota média de 7,4, ou 0,4 ponto percentual a menos que a última pesquisa.

Com oscilação de oito pontos percentuais, a pesquisa indica uma redução na percepção de que o atual mandato do presidente Lula é melhor do que a primeira gestão.

No levantamento de março, 41% informaram que o segundo mandato é melhor do que o primeiro, diante de 49% que se manifestavam desta maneira em dezembro. Dos entrevistados, 40% disseram que o segundo mandato tem sido igual ao primeiro, enquanto a CNI/Ibope registrou uma migração das opiniões segundo as quais o mandato atual é pior do que o anterior, atingindo 18% ante 11% há três meses.

As informações são do Terra

Nenhum comentário: