quarta-feira, 4 de junho de 2008

Rio é um dos finalistas na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016

 

O Globo Online

Cristo e Maracanã, dois símbolos do Rio - Foto: Arquivo

RIO - O Rio de Janeiro está entre as cidades que entraram na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Chicago, Tóquio e Madri serão as concorrentes. O Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu as quatro cidades, entre as sete candidatas, nesta quarta-feira. O anúncio foi feito pelo presidente do COI, Jacques Rogge, em Atenas, na Grécia, sede da última Olimpíada. É a primeira vez que o Rio consegue ficar entre as finalistas.

A partir de quinta-feira, as quatro cidades finalistas começam a elaborar um dossiê de candidatura. Nele, cada uma deve detalhar todo o projeto olímpico, que será entregue ao COI em fevereiro do ano que vem. A sede dos Jogos Olímpicos de 2016 será escolhida, definitivamente, no Congresso do Comitê Olímpico Internacional, no dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

" O que aconteceu nesta quarta foi o reconhecimento do COI ao que o Brasil fez e também ao povo carioca e aos governos federal e ao da cidade do Rio "

- Hoje temos que estar felizes. Uma cidade de um país que nunca organizou os Jogos entrar na fase final é um grande feito. Temos que ter o equilíbrio necessário, pois esta é apenas uma etapa. O que aconteceu nesta quarta-feira foi o reconhecimento do COI ao que o Brasil fez, e também ao povo carioca e aos governos federal e ao da cidade do Rio de Janeiro. Mas é, fundamentalmente, uma vitória do esporte brasileiro. Entregar bem a candidatura é uma obrigação que nós temos. Temos que entregar os documentos com as garantias muito bem detalhadas. Os entes públicos e a sociedade têm a obrigação de apresentar as garantias para que tudo corra bem - disse Carlos Arthur Nuzman, presidente doComitê Olímpico Brasileiro (COB), em entrevista à TV Globo.

Das quatro candidatas, Tóquio foi a cidade que recebeu melhor avaliação dos dirigentes olímpicos, seguida por Madri, que tenta sediar as Olimpíadas pela terceira vez. O Rio, credenciado pela boa realização dos Jogos Pan-Americanos no ano passado, conseguiu passar para a final pela primeira vez na história, depois das candidaturas para os Jogos de 2004, realizados em Atenas, e 2012, que serão em Londres.

Sobre os motivos que teriam levado o COI a escolher o Rio entre as cidades finalistas, Nuzman citou a realização dos Jogos Pan-Americanos como um dos principais motivos.

Pão de Açúcar - Foto: Arquivo O Globo

- Em 2001 foi desenhado um projeto que tinha como objetivo realizar os Jogos Pan-Americanos de 2007, que foi conseguido, e as Olimpíadas de 2016. Estamos nesta estrada, e estamos otimistas para alcançar mais este objetivo - detalha o presidente do COB.

O Comitê também incluiu Doha como candidata olímpica, mas as datas propostas pela cidade para a realização dos Jogos, entre os dias 14 e 30 de outubro, não correspondem aos modelos propostos pela organização. De acordo com o COI, as competições precisam ser realizadas no verão, o que acabou descartando a cidade do Qatar. As outras duas cidades que saíram do páreo nesta quarta-feira foram Praga, na República Checa, e Baku, no Azerbaijão.

Extra Online

Nenhum comentário: