domingo, 1 de junho de 2008

Cariocas viajam ao centro da terra em obra do metrô

Cerca de 180 moradores visitaram neste domingo a construção da estação General Osório.
Obra que começou há um ano deverá ser inaugurada em dezembro de 2009.

Alba Valéria Mendonça Do G1, no rio.

Foto: Alba Valéria Mendonça/G1

Moradores visitam túnel da estação General Osório, do metrô. (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

Cerca de 180 cariocas fizeram um programa diferente na manhã deste domingo (1): uma viagem ao centro da terra. Ou melhor, às obras para a construção da estação General Osório do metrô, em Ipanema, na Zona Sul da cidade.

Para muita gente pode parecer estranho visitar uma obra. Mas para os vizinhos - que há um ano escutam e sentem o barulho e a poeira das detonações para a abertura dos túneis - é uma boa oportunidade de ver de perto o andamento da construção.

Em 20 minutos de explanação, os visitantes tiveram uma noção de como está a obra. Eles ficaram sabendo, por exemplo, que a distância da estação mais próxima – Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul – é de 900 metros. Ou, ainda, que a futura estação General Osório terá dois acessos, pelas ruas Jangadeiros e Sá Ferreira, com capacidade para até 75 mil passageiros/dia.

Veja galeria de fotos

Morador da Rua Sá Ferreira, Renato Mendes, ficou impressionado com a evolução da obra. Ele visitou o local há dois meses e já sentiu uma grande diferença no andamento da construção.
“Na primeira vez, o túnel era bem pequeno. Agora, já dá para ver onde será a plataforma de embarque e os acessos. Quando a gente tem noção do que está acontecendo aqui embaixo, dorme um pouco mais sossegado lá em cima”, disse o morador, ao saber que, como a estação Cantagalo, o metrô vai circular dois níveis abaixo da rua.

Túnel a 25 metros de casa

Um outro visitante, que mora na Rua Barão da Torre, contou que também estava visitando a obra pela segunda vez. Ele soube, por exemplo, que a última parede do túnel está a cerca de 25 metros das fundações do prédio onde vive.
“A gente sempre se preocupa, principalmente, quando sente as detonações. A obra em si incomoda por causa do barulho e da poeira. Mas o que mais me preocupa é o problema de segurança. Desde que o trecho da rua foi isolado para a obra, ocorrem assaltos na rua. Não vejo a hora de a obra acabar”, disse o morador, que não quis se identificar.
Para garantir a tranqüilidade dos moradores, os guias da visita informam que o governador Sérgio Cabral já determinou dia e hora para a inauguração da primeira estação do metrô, em Ipanema: às 11h do dia 17 de dezembro de 2009.

Conclusão em 565 dias

De acordo com a assessoria da Secretaria estadual de Transportes, para a obra que começou em 11 de abril do ano passado, 96% da obra bruta, ou seja, das escavações e da preparação do terreno, estão concluídos. Faltam a implantação do sistema e as obras de acabamento, que deverão ser concluídos em 565 dias, de acordo com o cronograma da obra.
No acesso da Rua Teixeira de Melo, será construído um elevador que facilitará o acesso à comunidade do Morro do Cantagalo.
A previsão é de que, no futuro, a Linha 1 do metrô ganhe mais quatro estações na Zona Sul: Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Jardim de Alah (Leblon), Antero de Quental (Leblon) e Gávea.

Visitas guiadas

As visitas guiadas acontecem todo último domingo do mês desde setembro de 2007. A média de visitantes nos três horários programados - 9h, 10h e 11h - é de 300 pessoas por domingo.

Os interessados devem procurar a central de atentimento à comunidade que fica na Praça General Osório, em Ipanema, na esquina das ruas Barata Ribeiro e Gastão Bahiana, em Copacabana, ou na esquina das ruas Sá Ferreira e Bulhões de Carvalho, em Copacabana. Ou obter informações pelos telefones (21) 2227-0041 ou (21) 2236-0337.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: