domingo, 1 de junho de 2008

Órgãos de trânsito começam a fiscalizar adequação de capacetes a novas normas

Brasília - A partir deste domingo, os órgãos de trânsito em todo o país já podem fiscalizar os adesivos refletivos e a certificação dos capacetes usados por motoqueiros junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Estão sujeitos às normas editadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) equipamentos fabricados a partir de 1º agosto de 2007.

Os adesivos refletivos devem estar nas partes laterais e traseira do capacete para tornar o motoqueiro mais visível aos demais motoristas.  A ausência dos dispostivos ou do selo do Inmetro passa a ser considerada infração grave. As penalidades previstas são multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo para regularização.

O texto original da resolução que estabeleceu as exigências previa entrada em vigor desde 1° de janeiro de 2008. Mas o prazo para o início da fiscalização foi estendido por seis meses pela presença nas ruas de capacetes aprovados pelo Inmetro, sem selo de certificação. O maior tempo para adequação também foi reivindicado por associações e sindicatos de motoboys.

 

As informações são da Agência Brasil

Nenhum comentário: