sábado, 8 de dezembro de 2007

Tropa de elite penitenciária



Grupo de combate a motins terá reforço de 80 agentes ano que vem. Ontem, 45 se formaram

Rio - O Estado do Rio conta agora com mais integrantes no grupo de elite da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Ontem, nova turma do Grupamento de Intervenções Táticas (GIT) — usado para conter rebeliões em presídios — se formou. Ano que vem, segundo o secretário da Seap, Cesar Rubens Monteiro, serão abertas 80 novas vagas para o curso, 20 delas para mulheres.

Foto: André Luiz MelloNa formatura, no Complexo de Gericinó, 45 recrutas receberam o certificado. Durante a cerimônia, foi feita simulação do grupo em ação com uso de fumaça.

Segundo o comandante do GIT, Alcimar Badaró, os agentes foram submetidos a treinamentos de guerra por dois meses. “Em alguns casos, eles ficavam sem comer e dormir vários dias”, contou ele. Pequeno ‘cemitério’ no centro de treinamento foi feito para marcar o número de agentes que desistiram de ser do GIT durante o curso — assim como aparece no filme ‘Tropa de Elite’, sobre o Bope, da PM.

O curso teve 380 inscrições, das quais 80 foram selecionadas. Antes do treinamento, os candidatos passaram por etapas eliminatórias, com prova escrita, exame psicotécnico, investigação social e teste físico.

Para se candidatar, o servidor precisava pertencer ao quadro da Seap e estar no mínimo há três anos na função. “Temos um grupamento para conter todo tipo de situação adversa dentro das unidades prisionais do estado”, afirmou Cesar.

O GIT foi criado em 2004 e possui atualmente 57 inspetores, entre eles sete mulheres. O grupo já ofereceu auxílio a agentes penitenciários de vários países da Europa e às tropas do Exército enviadas ao Haiti.

Nenhum comentário: