Favela invade área de proteção ambiental em Botafogo
Associação de moradores disse que barracos vêm invadindo a área há dez anos.
Polícia pretende conseguir autorização judicial para demolir casas irregulares.
A associação de moradores de Botafogo, na Zona Sul do Rio, informou nesta segunda-feira (24), que há dez anos, barracos vêm invadindo a área de proteção ambiental que se estende do Morro da Babilônia até o Morro São João.
Segundo os moradores, a expansão da favela chegou ao cemitério São João Batista. As moradias fariam parte da Favela dos Tabajaras, que fica em Copacabana.
A associação de moradores informou que já fez várias denúncias contra a expansão irregular no Morro São João.
A Polícia Civil informou que vai abrir inquérito para investigar crimes ambientais relacionados à invasão de áreas de proteção. O delegado Luiz Marcelo, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), disse que pretende conseguir autorização judicial para demolir casas irregulares.
A Prefeitura do Rio afirmou que fiscaliza o crescimento das favelas, mas muitas vezes o trabalho é prejudicado pela falta de segurança. O secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc, anunciou fiscalização em três favelas da cidade a partir de janeiro. Na sexta-feira (28), a Secretaria deve realizar uma operação na Chácara do Céu.
A Santa Casa de Misericórdia, que administra o cemitério São João Batista, informou que já fez denúncias à prefeitura e à Secretaria de Segurança. De acordo com a Santa Casa, não são mais realizados enterros à noite.
O G1 procurou a Polícia Militar para falar da segurança na região onde os barracos estão sendo construídos, mas ninguém foi encontrado.
Um comentário:
Os moradores do Grajaú já avistaram o primeiro barraco erguido em local proibido, de defesa ambiental.
Estamos vendo de nossas janelas, um barraco já construído. Estavos vendo uma nova favela começar, diante de nossos olhos, o morro está descendo e invadindo o Grajaú. Esse morro, onde só havia só mato, verde, natureza....Está virando favela ! É o começo de fim.
Que algum órgão tome providências o mais rápido possível, pois uma nova favela começa a crescer !
Nenhum órgão se responsabilizou...Um empurra p/ o outro, e nada se resolve...
Postar um comentário