terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Apreensão recorde de cocaína em pasta

preso-itabora8i.jpg Cliquem na Foto para ver outras

“Não vejo essa ocorrência como nada de extraordinário. Foi só dever cumprido”. É assim que o cabo da Polícia Militar Marcos Guimarães, 33 anos, vê a ocorrência que repercutiu em todo o País na última quarta-feira. Ele e seu colega de trabalho, o soldado PM Wanderley Batista da Silva, 25, foram os responsáveis pela maior apreensão de pasta de cocaína pura nos últimos cinco anos em todo o Estado do Rio de Janeiro. A carga foi avaliada em R$ 1 milhão.
O cabo Guimarães, que está na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro há 11 anos, conta que, momentos antes da ocorrência, chegou a conversar com seu companheiro de viatura sobre um versículo bíblico. “Estávamos falando sobre Jacó e Esaú, que trocou tudo que tinha por um prato de lentilha. Eu falei que nunca trocaria tudo o que Deus me deu por um prato de lentilha. Creio que Deus vá me abençoar muito mais”, relembrou.

Ele e o soldado Wanderley realizavam patrulhamento de rotina na Estrada de Picos quando surpreenderam Wallace Machado Cabral, 31, guardando bolsas onde estava a droga no porta-malas de seu Celta. “Quando ele insinuou a tentativa de suborno, eu falei que meu pai era rico. Meu pai era dono de todo ouro e toda prata do mundo, pois eu sou filho de Deus”, revelou Guimarães, ao lado das duas filhas - de 9 e 4 anos de idade.

“Está até difícil de andar nas ruas, mas já fiz coisas mais importantes para a corporação que tiveram menos repercussão”, destacou Guimarães. “Creio que a imagem da corporação deva mudar um pouco agora. Espero que as pessoas mudem um pouco a visão que têm dos policiais militares. É preciso mostrar que há pessoas sérias na corporação. Essa ocorrência foi fruto do nosso trabalho”, enfatizou.

Enquanto o cabo está há quatro anos no 35º BPM (Ita-boraí) - após seis anos trabalhando no Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) do 12º BPM (Niterói) - o soldado está há apenas dois anos na corporação. “Trabalhava na cabine do Outeiro e estou há três semanas trabalhando junto com o Guimarães”, disse.

Apesar disso, o desejo dos dois é o mesmo. “Acredito que vamos ser importantes para resgatar a imagem que a população tem da corporação. Nós mostramos que existem homens dignos na PM e não se pode generalizar”, afirmou Wanderley, fazendo questão de lembrar de seu pai - sargento PM reformado, que encerrou sua carreira no 12º BPM. “Quando estava na ativa, sempre foi um homem correto e íntegro. Meu pai foi minha motivação para entrar na PM. Não posso deixar de citar o exemplo que ele me deu e ele foi a primeira pessoa para quem liguei após a ocorrência”, afirmou.

Há dois meses à frente do 35º BPM, o comandante da unidade, tenente-coronel José Macedo Júnior, declarou que já enviou ofício solicitando a promoção dos dois PMs por ato de bravura. “Já tínhamos recebido notícias de que os criminosos estavam utilizando rotas alternativas passando pelo município e todas as viaturas estavam de sobreaviso e alerta para qualquer movimentação suspeita nessas estradas”, ressaltou.

Nenhum comentário: