sábado, 1 de dezembro de 2007

TSE: 1.773 políticos 'infiéis' podem perder mandato







A Justiça Eleitoral recebeu em todo o País 1.773 pedidos de partidos que querem obter de volta os mandatos de políticos considerados infiéis. A regra da fidelidade partidária foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para a apresentação de pedidos terminou na quinta-feira.

O TSE recebeu os pedidos relativos aos cargos federais. Para os cargos estaduais e municipais, os partidos recorreram aos tribunais regionais eleitorais. Segundo o TSE, os eleitos para cargos proporcionais - deputado federal, estadual, distrital e vereador - não poderiam trocar de partido depois de 27 de março.

Para os eleitos a cargos majoritários - presidente da República, senador, governador, prefeito - o prazo estipulado pelo tribunal foi o dia 16 de outubro.

No Estado de São Paulo foram feitos 304 pedidos de legendas querendo reaver mandatos de políticos que deixaram a sigla. Em Minas Gerais foram 289 casos, na Bahia 203 e no Paraná 201.

O PPS foi o partido que fez o maior número de pedidos, com 202 casos em todo o Brasil. DEM pediu de volta 179 mandatos e o PMDB outros 169.

As informações são do Terra

Nenhum comentário: