sábado, 1 de dezembro de 2007

Quadrilha de roubo a bancos presa planejava atuar em dezembro

Secretário diz que criminosos seqüestravam pessoas ligadas a bancos e exigiam dinheiro. Os presos também faziam assaltos a estabelecimentos comerciais, segundo polícia.

Saiba mais

» Polícia prende quadrilha especializada em extorsão
A policia prendeu uma quadrilha especializada em roubar bancos e carros-forte. Eram oito suspeitos que, além dos roubos, praticavam seqüestros. Os criminosos atuavam em todo o país.

Visite o site do RJ TV
Sete homens e uma mulher. Todos com passagem pela polícia. As idades variam de 31 a 50 anos. Experientes, de acordo com os investigadores. Eles são acusados de formar uma perigosa quadrilha especializada em roubos a banco e a carros fortes.

Os criminosos não usavam muitas armas. Mas só nesse ano, teriam praticado 22 assaltos a agências bancárias das regiões Sudeste e Nordeste do país.

"Retiravam (pessoas) das famílias dos tesoureiros e diretores de banco para cárcere privado, obrigando o chefe dessa família, de instituição financeira, obrigando a família a alcançar a eles de uma maneira muito fácil o dinheiro que eles pretendiam com o assalto", explicou o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, mostram dois criminosos seguindo um gerente de banco. Criminoso 1 - olha só, ‘tá de camisa vermelha, "meia" goiaba e calça do cinza. Tu “vai” atrás?? Criminoso 2 – ‘tá bom, ‘tá bom.
Assalto em Belford Roxo
Os acusados usavam documentos falsos. Segundo a polícia, a quadrilha se preparava para fazer vários assaltos ainda no fim deste ano. A primeira da lista era uma lanchonete, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O mapa da loja para este roubo já estava pronto. Eles queriam dinheiro para planejar assaltos ainda maiores.

"Eles estavam precisando de dinheiro porque a atuação deles seria agora no início do mês de dezembro. Quando os bancos têm muito movimentos por causa do 13º. A prisão dessa quadrilha vai significar uma diminuição bastante relevante desses crimes aqui no estado", argumentou o delegado Luciano de Almeida da Silva.

Um dos bandidos é Heraldo Leitão Dias, 50 anos, que já cumpriu 27 de pena por homicídio e roubo. Entre outros lugares esteve preso no extinto presídio de Ilha Grande, e teria participado da criação da primeira facção criminosa do Rio.

Nenhum comentário: