segunda-feira, 29 de março de 2010

Traficante sai para visitar a família e não volta à prisão

‘Máscara do Juramento’ não se apresentou desde a noite de sábado (27).
Administração penitenciária diz que ele pode ser considerado foragido.

Aluizio Freire Do G1, no Rio

                 Foto: Divulgação

Máscara deveria se apresentar até a noite de sábado (27) (Foto: Divulgação)

Mais um criminoso se aproveitou do benefício concedido pela Justiça para escapar da prisão. Desta vez foi o traficante Vanderson Luiz Fortes, conhecido como o "Máscara do Juramento", de 31 anos, que ganhou o direito da Visita Periódica ao Lar (VLP), mas não voltou.

Ele saiu da cadeia na manhã de sábado (27), para visitar a família, e deveria se apresentar até as 22h do mesmo dia.

"Máscara do Juramento" recebeu o benefício concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP) no dia 23 (terça-feira). Ele foi preso em 2002 e cumpria pena pelos crimes de roubo e tráfico de drogas.

Segundo investigações, Máscara fazia parte do tráfico de drogas do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, no subúrbio do Rio.

Outros traficantes se aproveitaram do direito do "trabalho extra-muros" concedido pela Justiça para escapar da prisão. Foi o caso do traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, apontado como chefe do tráfico de drogas no Morro da Mangueira.

Condenado a 22 anos por tráfico e associação para o tráfico, Polegar obteve o benefício para o regime aberto após cumprir um sexto da pena. Saiu em setembro de 2009 da cadeia pela porta da frente e não voltou mais.

Outras fugas

A mesma tática foi usada por Márcio José Sabino Pereira, o Matemático; Nei da Conceição Cruz, o Facão; Magno Fernando Soeiro Tatagiba de Souza, o Magno da Mangueira; Rodrigo Barbosa Marinho, o Rolinha, da Fazendinha, no conjunto de favelas do Alemão; e Marcelo Bastos Fernandes, o Ratinho da Providência.

Para a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), "Máscara do Juramento" é considerado evadido do Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, em Niterói. Mas caso não apareça até esta terça-feira (30) será considerado foragido.

O Disque-Denúncia pede que quem tiver alguma informação sobre a localização do traficante ligue para o telefone 2253-1177. Eles garantem o anonimato.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: