sábado, 13 de março de 2010

Frei Caneca, mais antigo presídio do país, é implodido

Prédios não foram totalmente ao chão e serão demolidos a marretadas.
Construção, que começou no Império, dará lugar a conjunto habitacional.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

O Complexo Penitenciário Frei Caneca, um prédio que começou a ser erguido em 1850 no Centro do Rio, foi implodido no início da tarde deste sábado (13) com mais de 500 kg de explosivos, segundo informações oficiais.

Nem todos os pavilhões ficaram totalmente destruídos, mas, segundo o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, o resultado foi "um sucesso": agora, a conclusão do serviço será a marretadas e com a utlização de máquinas. Segundo ele a não implosão total de alguns locais foi proposital devido à proximidade a outros edifícios.

“Estamos dando um prazo de 90 dias para processar e reaproveitar o material da demolição”, disse Picciani. 
O botão que comandou a implosão foi acionado pelo governador do Rio, Sergio Cabral.  Até sexta-feira (12), 70 detentos cumpriam pena no local, e foram transferidos para o complexo penitenciário de Bangu, na Zona Oeste, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária. 

2500 apartamentos populares

Erguido com o nome de Casa de Correção da Corte, na época do imperador Pedro II, que se transformou ao longo de 150 anos em oito pavilhões – onde estiveram encarcerados presos políticos famosos, como o escritor Graciliano Ramos --, o complexo estava praticamente desativado desde 2006.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: