quinta-feira, 25 de março de 2010

SuperVia vai registrar queixa contra passageiros que destruíram estação

Segundo a Polícia Militar, um homem foi preso durante tumulto.
Confusão aconteceu pela manhã na estação de Saracuruna.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

A SuperVia, concessionária que administra o serviço de trens no Rio, informou nesta quinta-feira (25) que vai registrar queixa contra os passageiros que destruíram parcialmente a estação de Saracuruna, na Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Militar, um homem foi preso durante tumulto.

A confusão aconteceu pela manhã, depois que dois trens enguiçaram e a estação ficou lotada. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um fogo dentro de um dos vagões. Uma mulher sofreu escoriações e foi atendida no local.

Mais cedo, a SuperVia chegou a confirmar que passageiros revoltados com problemas nas composições haviam ateado fogo a um vagão, mas em seguida, a empresa negou a informação. No entanto, o VC no G1 recebeu uma foto do leitor Edgard de Castro Bento que mostra fogo no interior de um dos vagões. Veja abaixo:

Foto: Edgard de Castro Bento/VC no G1

O internauta Edgard de Castro Bento registrou o fogo dentro do trem na estação Saracuruna e enviou a foto ao VC no G1 (Foto: Edgard de Castro Bento/VC no G1)

Um passageiro ta´mbém gravou no celular o incêndio. Outras imagens mostram um rapaz destruindo o teto da bilheteria, que foi invadida por várias pessoas. Um homem saiu carregando um ventilador. Na plataforma, todas as placas de sinalização foram derrubadas. Cadeiras foram arremessadas nos trilhos e documentos da SuperVia ficaram espalhados.

Prejuízos

A SuperVia afirmou que a circulação de trens no ramal de Saracuruna teve de ser suspensa porque passageiros teriam invadidos os trilhos para protestar contra o atraso dos trens. Segundo a empresa, dois trens que partiriam às 6h31 e às 6h58 apresentaram problemas e não puderam sair da estação. A empresa calcula que na hora do tumulto cerca de duas mil pessoas estavam na estação.

Com isso, a estação de Saracuruna ficou lotada e a a circulação do ramal passou a ser feita entre a Central e a estação de Campos Elíseos, nos dois sentidos. Segundo a SuperVia, a PM foi chamada para liberar a linha férrea.

Ainda de acordo com a SuperVia, dois trens com ar condicionado danificados foram retirados de circulação e terão que ser substituídos por composições mais antigas. A concessionária informou que ainda está avaliando a dimensão do prejuízo.

Pela tarde, representantes do Conselho Regional de Engenharia fizeram uma vistoria na estação. A SuperVia garantiu que, apesar dos estragos, o ramal de Saracuruna vai funcionar nesta sexta-feira (26) com o número normal de trens.

Investigação

Em nota, a Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio) diz que, assim que ficou sabendo do episódio, deslocou uma equipe para o local.

Ainda de acordo com a agência, será aberto um processo regulatório para apontar responsabilidade e aplicar as penalidades cabíveis.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: