sábado, 1 de novembro de 2008

Zito quer horário integral em Caxias

Marcos Nunes - Extra

Prefeito eleito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, fala sobre planos para a cidade e seu secretariado para os moradores do município - Foto: Cléber Júnior - Extra

Inspirado em Fidel Castro e Leonel Brizola, o tucano José Camilo Zito dos Santos (PSDB), eleito para a prefeitura de Duque de Caxias com 245.218 votos, vai implantar no município o horário integral para os alunos do ensino fundamental (ouça trechos da entrevista com Zito) .

Quem começar a vida escolar em 2010, quando a novidade sairá do papel, terá além das matérias obrigatórias, aulas de língua inglesa ou espanhola ainda no primeiro ciclo de aprendizagem (da 1 a 5 séries).

Atualmente, no ensino fundamental, as aulas deste tipo só são ministradas no segundo ciclo, entre a 6 e a 9 séries.

O horário integral funcionará em dez cieps municipalizados e prevê ainda quatro refeições diárias para os alunos: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

Para isso, novas escolas serão construídas em 2009. Elas abrigarão os 9.137 alunos que hoje estudam nos dez cieps municipalizados e que serão transferidos.

- Estive em Cuba e percebi como isso é importante. Quero, no primeiro ano de governo, fazer as obras das novas escolas. O plano é que, em 2010, os alunos iniciem a vida escolar no horário integral - disse o prefeito José Camilo Zito.

Os dez cieps, onde o horário integral vai funcionar, a partir de 2010, são localizados no distrito de Xerém e espalhados nos bairros de Itatiaia, Saracuruna, Jardim Anhangá, São Judas Tadeu, Sarapuí, Parque Paulista, Nova Campina, Parada Angélica e Imbariê.

Corte de gastos

A partir do dia primeiro de janeiro, Zito vai governar Caxias com uma tesoura na mão. Para reduzir os gastos municipais, o prefeito eleito pretende reduzir o número de secretarias de governo de 28 para 22 pastas.

Ele também anunciou que cortará parte dos 361 cargos de confiança, criados entre 2005 e 2008 por seu antecessor, o atual prefeito Washington Reis (PMDB). No entanto, o número exato de cargos que serão extintos ainda não foi definido.

Prefeito eleito já escolheu quatro secretários

As sete pastas de governo que serão extintas por Zito são: Institucional, Defesa Civil, Fundação de Apoio à Escola Técnica (Fundec), Secretaria Extraordinária, Superintendência de Saúde, Superintendência de Programas Especiais e a Secretaria Especial.

A Secretaria de Juventude, que será criada por Zito, vai absorver os cursos oferecidos pela Fundec. A Defesa Civil fará parte da já existente área de Segurança.

Quatro nomes do secretariado foram confirmados. Mário Vasconcelos será o secretário de Governo. Paulo Roberto Gonçalves será o titular da Secretaria de Administração e Ilmar Moutinho deverá ser o secretário de Obras, caso aceite o convite. Raslan Abbas também será secretário, mas a pasta ainda não foi definida.

Zito disse que vai fazer uma auditoria nas contas da Prefeitura de Caxias. Ele quer saber porque o município, que ocupa o segundo lugar no ranking de arrecadação de ICMS no estado, fez cinco empréstimos, entre 2007 e 2008. Um deles em dólares, no valor de 51 milhões de dólares, o equivalente a R$ 107 milhões.

- Vários empréstimos foram feitos. Quero saber como isso aconteceu e como o dinheiro foi gasto. Tentamos fazer a transição de governo já, mas o prefeito disse que só receberá alguém em dezembro - disse Zito, que em 2004 foi substituído por Washington Reis na Prefeitura de Caxias.

Procurado pelo EXTRA, Washington Reis disse que a transição acontecerá o mais rapidamente possível.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabenizo o futuro prefeito pela vitória!
Nasci em Duque de Caxias,porém voto e resido na cidade vizinha, São João de Meriti. Tenho muito orgulho em ser professora da Rede Municipal de Duque de Caxias e principalmente em saber que o prefeito da "EDUCAÇÃO" em breve estará de volta.
Acho válido que nossas crianças tenham a noção de outros idiomas mas gostaria de verdade que fossem implementadas aulas de Ed. Física na rede desde a Ed. Infantil, como já acontece na cidade do Rio de Janeiro. É notório o desenvolvimento pscicomotor e cognitivo dos alunos.
Gostaria que o futuro prefeito pensasse com carinho em relação à mais essa necessidade dos alunos e até mesmo dos professores da rede.