quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Injeção de gás carbônico e ultra-som são novas armas contra a celulite

 

Tratamento dura até três meses e pode ser aliado à acupuntura.
Tecnologia não dispensa alimentação balanceada e exercícios físicos.

Daniella Clark Do G1, no Rio

 

 

É na contagem regressiva para o verão que as mulheres começam a suar a camisa para passar no teste da areia. É também quando escolhem suas armas para combater a inimiga número um de qualquer espelho feminino: a celulite.

Injeções de gás carbônico, sessões de ultra-som e acupuntura estão entre os novos aliados da mulherada. Mas engana-se quem pensa que o resultado é instantâneo: o tratamento pode durar até três meses.
“Você não acaba com a celulite, ela é uma doença crônica, como a hipertensão. A pessoa tem que fazer o tratamento e mantê-lo com reeducação alimentar, aliada a uma atividade física. Não dá para enfiar o pé na jaca”, brinca a médica Karla Costa, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
Segundo Karla, o tratamento adequado a cada paciente deve ser escolhido após uma consulta para avaliar quais as causas da celulite, que pode depender de fatores genéticos, hábitos de vida e problemas de retenção de líquido, entre outros.
E nem sempre o problema está associado à obesidade. Uma prova são as passarelas de moda, como a do Rio Summer, em que algumas modelos exibiram não só os modelitos de biquínis, como também os indesejáveis furinhos.

Procedimentos mais invasivos

Ampliar Foto Foto: Divulgação/Clínica Più Bella Foto: Divulgação/Clínica Più Bella

Injeções de gás carbônico estão entre as novidades no tratamento da celulite: ataque às células de gordura (Foto: Divulgação/Clínica Più Bella)

Para combatê-los, as armas usadas nas clínicas de estética estão cada vez mais potentes. Além das massagens e da drenagem linfática, que reduz a retenção de líquido no organismo, há procedimentos mais invasivos, como a carboxiterapia. 
Nele, o gás carbônico é aplicado na camada subcutânea da pele, diretamente no tecido gorduroso. A circulação sanguínea é estimulada, assim como a produção do colágeno, combatendo também a flacidez. Segundo Karla, são necessárias duas sessões por semana e o resultado começa a ser notado após três ou quatro semanas. O custo é de R$ 100 a R$ 120 por sessão.
As injeções também são usadas na mesoterapia, que é usada no combate à celulite desde a década de 70. Desde então, o que mudou foram as substâncias injetadas no organismo para queimar a gordura localizada, que ficaram mais eficazes. O resultado do tratamento – em que podem ser usados cafeína, chá verde, silício ou ioimbina, entre outros – é notado após a quarta sessão, mas podem ser necessárias até 20 sessões.

Laser a caminho

Os tratamentos com ultra-som também vêm ganhando cada vez mais adeptas nas clínicas de estética. Segundo o médico Daniel Cunha Bittencourt, nesse procedimento as células de gordura são “quebradas” e explodem. O material liberado é drenado e parte dele é eliminado pela urina.
“Novidades muito boas estão por vir para o ano que vem, inclusive o tratamento a nível local combatendo a celulite com laser. É uma fibra ótica do laser por dentro da pele”, explica Bittencourt, do Centro de Pós-graduação em Medicina Estética Biotraining, onde vem aumentando a procura por tratamento, com a proximidade do verão.

saiba mais


O tempo de duração de cada tratamento depende do grau da celulite na paciente. No primeiro deles, mais comum nas adolescentes, a celulite é bem discreta e a região tem que ser comprimida para que os famosos “furinhos de casca de laranja” apareçam. No estágio seguinte, os furinhos passam a ser vistos quando a pessoa está em movimento.

No terceiro grau, a celulite é notada mesmo quando a pessoa está parada, em pé. Já no quarto estágio são notados nódulos, que doem quando são apertados. Eles também são mais disseminados e há comprometimento da circulação.

Carboidrato é 'fábrica' de celulite

Para quem prefere cremes, a novidade é uma máscara de citrino, inspirada em pedras preciosas. Segundo Flávia Brunoro, especialista em estética da Clínica Più Bella, a máscara é voltada para quem quer diminuir a celulite e acabar com os indesejáveis pneus, além de apresentar extratos vegetais que atuam na tonificação da pele. O tratamento tem a duração de uma hora e deve ser feito a cada três dias.

Ampliar Foto Foto: Carla Meneghini/G1 Foto: Carla Meneghini/G1

Nas passarelas de moda, nem as modelos escapam dos furinhos de casca de laranja: causas vão além da obesidade (Foto: Carla Meneghini/G1)

Mas, por mais milagroso que pareça, nenhum tratamento tem efeito duradouro sem que venha acompanhado de uma alimentação balanceada, exercícios físicos e mudanças de hábito.
“A alimentação influencia muito. Carboidrato, por exemplo, é maravilhoso para fabricar celulite. Deve-se ainda evitar laticícios à noite, quando o organismo está se preparando para dormir, assim como alimentos crus, que dificultam a digestão”, explica Karla Costa.
No dia-a-dia, a dica é beber bastante líquido, além de evitar roupas muito apertadas ou ficar sentada ou em pé por muito tempo. Já a acupuntura ajuda a tratar as causas da celulite e a manter o resultado dos tratamentos realizados.
“É um segredo das imperatrizes chinesas guardado a sete chaves. Agora está muito em voga. Não adianta tratar só as conseqüências, tem que tratar as causas também”, conta Karla.

G1 > Edição Rio de Janeiro - NOTÍCIAS - Injeção de gás carbônico e ultra-som são novas armas contra a celulite

Nenhum comentário: