segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Hamilton passa no fim, assegura quinto lugar e título; Massa vence GP

Do UOL Esporte
Em São Paulo

 

Uma prova emocionante. Felipe Massa cruzou a linha de chegada do GP Brasil em primeiro lugar e como campeão, mas viu o título escapar a poucos metros do final da prova, devido a uma ultrapassagem de Lewis Hamilton sobre o alemão Timo Glock, da Toyota, que assegurou a quinta posição ao inglês e os quatro pontos suficientes para levar a conquista inédita na tarde deste domingo.

CORRIDA EMOCIONANTE NO BRASIL

EFE/SEBASTIAO MOREIRA

A chuva aconteceu no início e mudou a história no final da corrida em São Paulo

AFP PHOTO MAURICIO LIMA

Lewis Hamilton recuperou o título mundial após ultrapassar Glock no final da prova

AP Photo/Silvia Izquierdo

Felipe Massa venceu o GP do Brasil, mas acabou perdendo o título de pilotos no fim

RELEMBRE O ANO EM FOTOS

PEGUE O PÔSTER DO CAMPEÃO

HAMILTON MERECEU O TÍTULO?

COMENTE A CONQUISTA DE HAMILTON

FOTOS DOS BASTIDORES DA CORRIDA

POSIÇÕES FINAIS DO GP DO BRASIL

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA FÓRMULA 1

INCREDULIDADE NA DECISÃO

MASSA: DA EUFORIA À TRISTEZA

Massa fez sua parte, conseguiu o objetivo que almejava desde o início da semana e venceu o GP Brasil pela segunda vez. Ele já havia triunfado em Interlagos há dois anos. Se não levou o título, resta o consolo de ter se tornado o piloto nacional com mais triunfos em casa, ao lado de Emerson Fittipaldi (vencedor do GP em 1973 e 1974), Nelson Piquet (1983 e 1986) e Ayrton Senna (1991 e 1993). O outro brasileiro a vencer a etapa nacional foi José Carlos Pace, em 1975.
A diferença é que o trio vencedor duas vezes no GP Brasil tem o título da categoria, algo que Massa viu escapar em 2008 por muito pouco. O piloto da Ferrari terminou a temporada com 97 pontos, apenas um a menos que o inglês, que se recuperou da frustração do ano passado e tornou-se o piloto mais jovem a vencer a Fórmula 1. Ele tem 23 anos, nove meses e 26 dias, e superou o desafeto Fernando Alonso, que era até então o mais precoce a ser campeão, quando levou o título em 2005, com 24 anos.
O brasileiro chegou a ser campeão entre a 12ª e a 18ª voltas, quando ocupava a liderança e Hamilton estava fora dos cinco primeiros. O inglês, entretanto, superou o italiano Giancarlo Fisichella em uma manobra arriscada, assumiu o quinto lugar e levou os boxes da McLaren à vibração, principalmente o pai, o irmão e a namorada, que acompanhavam a prova.
A partir daí, a corrida transformou-se uma amarga monotonia para o torcedor brasileiro, com Hamilton mantendo a posição, sem ter rivais próximos que o ameaçassem. Na frente, Massa apenas controlava a vantagem para obter a décima vitória da carreira, a segunda no Brasil, mas que não seria suficiente para levar a taça.
A oito voltas do final, a chuva deu uma nova cara ao GP. Os pilotos foram forçados a ir para os boxes, Hamilton caiu para quinto e, a duas voltas do final, Sebastian Vettel superou o inglês, jogando o inglês para o sexto lugar, que dava o título ao brasileiro. Mas, a poucas curvas do final, o piloto da McLaren ultrapassou Timo Glock e conquistou o título.
"É um misto de emoções. Isso é incrível, realmente a corrida só acaba com a bandeira quadriculada. Talvez tenha algo reservado no futuro, mas hoje não deu", disse Massa, que chorou ao final da prova, enquanto Hamilton era só vibração no cockpit da McLaren. "Muito obrigado a todos da equipe, foi um ano fantástico", disse o inglês.

EUFORIA E LAMENTAÇÃO DOS PROTAGONISTAS DA DISPUTA

AP Photo/Ricardo Mazala

Lewis Hamilton faz a festa com a bandeira da Grã-Bretanha após obter o título da F-1

AP Photo/Oliver Multhaup

Brasileiro Felipe Massa lamenta a perda do título nos momentos finais da prova em SP

Glock lamentou não ter conseguido segurar a posição e disse que não tinha mais um bom controle da Toyota. "Já não era mais possível (segurar a posição). Desculpe", disse o piloto alemão, que com a ultrapassagem sofrida a poucos curvas do fim definiu a temporada.
Já na disputa de construtores, a Ferrari sagrou-se campeã, já que chegou a Interlagos com 11 pontos de vantagem para a McLaren e a vitória de Massa foi o necessário para levar a conquista pela segunda vez consecutiva e a 16ª na história, abrindo para sete a diferença para a McLaren como a escuderia com mais títulos.
O espanhol Fernando Alonso terminou o GP Brasil na segunda posição, seguido por Kimi Räikkönen. Sebastian Vettel foi o quarto colocado, enquanto o alemão Timo Glock acabou em sexto, seguido por Heikki Kovalainen e Jarno Trulli.
O brasileiro Rubens Barrichello foi um mero coadjuvante na prova com a 15ª posição, enquanto Nelsinho Piquet sequer passou da primeira volta, rodando sozinho. Os dois têm os postos ameaçados para 2009 e ainda não sabem se ficarão na categoria. Nelsinho tem negociação adiantada com a Renault, mas Barrichello é dado como nome certo na Fórmula Indy no próximo ano. Quem se despediu do circo da Fórmula 1 também foi o escocês David Coulthard, que abandonou a prova logo na primeira curva.
A prova
Maior preocupação de todas as equipes antes do GP, a instabilidade metereológica comprovou a fama. O dia amanheceu com sol, durante a manhã caiu uma fina chuva, o sol chegou ao autódromo no início da tarde, mas cinco minutos antes da largada, quando os carros já estavam colocados para a volta de apresentação, uma forte chuva caiu em Interlagos. A largada foi adiada em 10 minutos e a corrida transformou-se uma loteria.
Após a espera, os carros largaram, Massa manteve a primeira posição, assim como Hamilton segurou o quarto lugar. No pelotão intermediário, porém, o escocês David Coulthard se tocou com os dois pilotos da Williams (Nico Rosberg e Kazuki Nakajima) e não conseguiu mais voltar. Era o término da carreira do britânico após 246 GPs. Alguns metros à frente, Nelsinho Piquet rodava sozinho e também deixava a prova.

INFOGRÁFICO: HAMILTON CAMPEÃO

AP Photo/Ricardo Mazala

Confira a trajetória que levou o piloto ao título em 2008 após decepção de 2007

A CAMINHADA PARA O TÍTULO

A direção da prova levou o safety car à pista, manteve o procedimento por três voltas e na saída do carro Massa segurou a liderança. O asfalto começou a secar, o que levou as equipes à antecipar a parada nos boxes para troca dos pneus. O piloto da Ferrari parou no fim da 10ª volta, junto com Kovalainen. Hamilton completou o percurso apenas uma vez antes de fazer o seu pit, ao mesmo tempo que Trulli e Räikkönen. No retorno, porém, o inglês ocupava o sétimo lugar, enquanto Massa liderava e conseguia assim o cenário para ser campeão.
A alegria, porém, durou pouco. Na 13ª volta, Trulli rodou sozinho e Hamilton assumiu a sexta posição. Cinco giros depois, o inglês ultrapassou o italiano Giancarlo Fisichella em manobra arriscada para assumir o quinto lugar, que lhe dava o título. Enquanto isso, Massa não conseguia abrir vantagem na liderança para o alemão Sebastian Vettel, que fazia tempos rápidos e chegou a estar a 0s4 do brasileiro. O piloto da Ferrari só teve sossego na 27ª volta, quando o competidor da Toro Rosso parou nos boxes e Massa ganhou o conforto de ter 4s a frente de Fernando Alonso. Hamilton era o quarto.

ANÁLISE DOS ESPECIALISTAS

Crédito

"Que decisão e que esporte"

Crédito

"Um campeão com méritos"

BLOG DO FÁBIO SEIXAS

BLOG DO TÉO JOSÉ

Consistente, o brasileiro ampliou a diferença em três segundos antes de fazer sua parada na 38ª volta. Alonso bem que tentou diminuir a vantagem nas três vezes em que percorreu a pista antes de seu reabastecimento, mas não foi suficiente e ele voltou, inclusive, atrás de Vettel. Entretanto, o alemão teve de parar outra vez nos boxes, fez com que Hamilton subisse para o quarto lugar e apenas administrasse a corrida para levar a taça.
A chuva, porém, voltou na 63ª volta, forçaram os pilotos a entrarem de novo nos boxes. A três voltas do final, Hamilton era o quinto colocado e tinha Vettel colado. O alemão da Toro Rosso conseguiu a ultrapassagem a duas voltas do final e deu a combinação que Massa precisava. Hamilton tentou o troco, mas não conseguiu. Porém, ele superou Glock a poucas curvas do fim e levou a taça.

 

Nenhum comentário: