quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Alerj aprova aumento de 5% e servidores da Justiça mantêm greve

 

Serventuários querem 7,3% de reajuste.
Paralisação da categoria já dura quase dois meses.

do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

 

Após quase dois meses de greve, a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (19), por 31 votos a 29, o reajuste salarial de 5% para os serventuários da Justiça. No entanto, os grevistas informaram que a paralisação vai continuar.

A classe alega que está com o salário defasado em relação aos outros cargos do judiciário e pede um aumento de 7,3%.
Visite o site do RJTV
De acordo com o presidente do sindicato dos servidores do poder judiciário do Rio  (SindJustiça/RJ), Amarildo Silva, cerca de 70% da categoria aderiram à greve.

Na pauta de reivindicações está, ainda, o pedido de concessão do vale alimentação nas férias e durante as licenças médicas, além da implementação do auxílio-transporte e da elevação para 7 anos da idade para concessão do auxílio-creche a dependentes.

À tarde, mais de mil sindicalistas realizaram uma passeata até a Alerj. Alguns funcionários de fóruns de todo o estado ficaram na escadaria da assembléia. Cerca de 250 manifestantes tiveram permissão para acompanhar a sessão.
O projeto de aumento foi enviado à Alerj em agosto deste ano. A votação não tinha acontecido porque o governo é contra o reajuste, que representaria um impacto de R$ 300 milhões nas contas do estado.

Processos parados

Milhares de processos estão parados nos cartórios do estado. Porém, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitou aos grevistas exceções nos casos mais urgentes.

De acordo com o sindicato, o pedido da OAB foi acatado e casos da vara de família, da área criminal, como liberação de liminar de habeas corpus, e trâmites relacionados à Fazenda Pública, como concessão de remédios por parte do governo, estão sendo atendidos.

 

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: