quarta-feira, 17 de setembro de 2008

UPA em Caxias deve atender 500 por dia

Unidade conta com pediatras, clínicos, dentistas e ortopedistas

Rio - Os moradores da Baixada Fluminense ganharam ontem a quarta Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPA). Inaugurada pelo governador Sérgio Cabral, a unidade de Vila do Sarapuí — a segunda de Duque de Caxias — tem capacidade para 500 atendimentos diários.

A UPA de Sarapuí oferece consultórios de pediatria, clínica médica, odontologia e ortopedia, e também laboratório para realização de exames e salas de raio-X, gesso, sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos há dez leitos onde pacientes poderão ficar internados por até 48 horas. A sala pediátrica tem três leitos para internação no mesmo período. Na sala de emergência, há dois leitos para estabilizar pacientes graves até serem removidos para um hospital.

Os moradores de São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro e Baixada Fluminense serão contemplados com mais oito UPAs. Até 2010, o governo estadual pretende ter instalado um total de 30 unidades no Rio, com a realização de 15 mil atendimentos por mês em cada uma.

“Nosso objetivo é oferecer uma saúde de qualidade e humanizada para toda a população”, disse Cabral. Segundo ele, desde a primeira UPA, inaugurada na Maré em 30 de maio do ano passado, foram efetuados mais de 750 mil atendimentos nas doze unidades. “Na Maré, apenas num domingo fizemos mais de 70% dos atendimentos. Isso representa 720 mil pessoas atendidas em um único dia”, diz.

Nenhum comentário: