quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Morre no Rio o ator Fernando Torres

Torres morreu de enfisema pulmonar, segundo sua empresária.

Ele era casado com Fernanda Montenegro e pai de Fernanda Torres.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

O ator, locutor, produtor e diretor Fernando Torres morreu em casa nesta quinta-feira (4), em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Torres morreu de enfisema pulmonar, segundo informação de sua empresária. De acordo com sua empresária, ele será cremado na sexta-feira (5).


De uma família de artistas, ele era casado com Fernanda Montenegro e pai de Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres. Torres deixa também três netos.

Fernando estreou no teatro em 1949, atuando em "A Dama da Madrugada", de Alejandro Casona.

Em 1952, se casou com a também atriz Fernanda Montenegro, a quem tinha conhecido na época em que foi locutor.

Nos anos de 1956 a 1958, trabalhou no Teatro Brasileiro de Comédia, TBC, como ator e como assistente de direção, e assina pela primeira vez a direção de um espetáculo em "Quartos Separados", 1958.

Em 1959, fundou com Fernanda Montenegro, Sérgio Britto e Gianni Ratto, o Teatro dos Sete, onde atuou principalmente como produtor. Dirige, ainda na companhia, em “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, 1961, sendo premiado como diretor revelação.

Seu último trabalho no cinema foi sob a direção do filho Cláudio em "Redentor", de 2004, quando atuou ao lado da esposa, Fernanda Montenegro - veja a entrevista de Fernanda Montenegro para o RJ TV sobre o filme. Em "2000", ele fez uma participação especial na novela "Laços de Família".

Trabalhos na TV e cinema

Além de "Laços...", Fernando trabalhou em mais sete novelas na TV Globo: Em 1971, fez “Minha Doce Namorada”; em 1981, “Baila Comigo”; No mesmo ano, “Terras do Sem Fim” ; no ano seguinte, atuou em “Sétimo Sentido”; em 1983, “Louco Amor”; 1984 foi a vez de “Amor com Amor se Paga”; E em1997, contracenou com a mulher em “Zazá”.

Na antiga TV Rio, fez as seguintes novelas: 1963- “Pouco Amor Não é Amor”; 1963- “A Morta Sem Espelho”; 1964- “Vitória”; 1965- “Paixão de Outono” (foi o diretor).

Já na extinta TV Excelsior, fez em 1969, “Dez Vidas”. Na também extinta TV Tupi, trabalhou em 1970- “A Gordinha”- e, no mesmo ano, “Simplesmente Maria”. Dirigiu para a TV Record, em 1968, “Ana”. Fez outros trabalhos em TV: 1982- Caso Verdade:"A volta por cima" 1983- Quarta Nobre: “A Dama das Camélias”

Além do filme do filho, Fernando Torres atuou em, pelo menos, 18 outros filmes, entre eles: “Engraçadinha Depois dos Trinta”, “A Penúltima Donzela”, “Golias Contra o Homem das Bolinhas”, “Os inconfidentes”, “O Beijo da Mulher Aranha”, “A Ostra e o Vento”.

Nenhum comentário: