segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Tráfico e milícia ameaçam 30 seções em Caxias

Sergio Meirelles - Extra

Um relatório elaborado pela Justiça Eleitoral de Duque de Caxias, ao qual o EXTRA teve acesso com exclusividade, leva a uma conclusão estarrecedora: as dez zonas eleitorais do município, encarregadas de recepcionar os 571 mil eleitores que vão às urnas no dia 5 de outubro, possuem 30 seções em áreas de risco controladas pela mílicia e pelo tráfico de drogas. O documento foi enviado na última sexta-feira para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Duque de Caxias é uma das regiões do estado escolhidas para receber o reforço das tropas federais.
A 79ª Zona Eleitoral, a segunda maior do município, com mais de 77 mil eleitores, teve cinco locais apontados como áreas dominadas pelo crime. Traficantes de drogas, milicianos e grupos de extermínio comandam a região, que engloba os bairros Pantanal, Vila São José e Parque Comercial.
Os traficantes e milicianos também mandam e desmandam nos bairros de Imbariê e Santa Lúcia. As regiões estão sob a responsabilidade da 127 Zona Eleitoral, com cerca de 73 mil eleitores.
- Esse levantamento foi concluído este ano, mas já vinha sendo feito desde as últimas eleições. Nestes locais as pessoas andam armadas a qualquer hora do dia - explicou o juiz Paulo César Vieira de Carvalho Filho, da 79 Zona Eleitoral.
Saracuruna, que possui o maior colégio eleitoral do município, com mais de 87 mil votantes, também não está livre dos criminosos. Segundo o relatório da Justiça Eleitoral, a região é dominada pelo tráfico de drogas.
A situação se repete nas demais zonas eleitorais do município. Quando não é o tráfico de drogas é a milícia que dita as regras aos moradores e impõe o terror à comunidade.
- Setenta por cento dos candidatos a vereador são policiais civis ou militares. Quem não é policial não está conseguindo fazer campanha no município - revelou o juiz Paulo César. Reforço do exército
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anunciou, na última sexta-feira, que as tropas do Exército devem chegar ao Rio esta semana. Além dos militares, agentes da Polícia Federal e da Guarda Nacional farão parte da segurança nas eleições municipais do Rio.

Nenhum comentário: