quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Projeto prevê Maracanã com menor capacidade porém muito mais confortável

Estádio da final da Copa de 2014 terá cobertura e assentos reformados

POR DIOGO DANTAS

Rio - A secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio, Marcia Lins, e o presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas), Ícaro Moreno, apresentaram nesta quinta-feira o projeto do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. As mudanças têm como objetivo tornar o estádio mais confortável para receber as partidas e a grande final da competição.

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Secretária de Esporte, Marcia Lins, e o presidente da Emop, Ícaro Moreno apresentam o projeto. Foto: Fábio Gonçalves

Entre as principais alterações estão obras para melhorar a visibilidade do torcedor, com a reorganização dos assentos e de um novo posicionamento que evite os chamados 'pontos cegos'. A ampliação dos camarotes, áreas vip e para imprensa, além da contrução de escadas rolantes e elevadores também são destaque no projeto. As obras receberam ainda consultoria para que a evacuação do estádio ocorra no tempo mínimo exigido pela da Fifa, que é de 8 minutos. De acordo com as determinações da entidade um terço do público estará em áreas vip.

Com as obras, que vão durar dois anos e meio e serão entregues em dezembro de 2012, o palco da final da Copa de 2014 terá a capacidade reduzida em cerca de cinco mil torcedores. A previsão é de que sejam gastos cerca de R$ 500 milhões. O projeto prevê a troca das cadeiras verdes por cadeiras retráteis, mas há a possibilidade de que todas as cadeiras do estádio tenham que ser mudadas. A decisão final sobre o assunto depende da Fifa.

Outras novidades são a construção de uma cobertura para o Maracanã e a volta de corredores de ar, que serão abertos no lugar dos camarotes que existem hoje, na parte alta da arquibancada. A ideia é concentrar as principais alterações no setor oeste do estádio.

Célio de Barros e Julio Delamare não serão demolidos

A secretária Marcia Lins informou também que não serão demolidos os estádios Célio de Barros e Julio Delamare, como havia sido cogitado. O estacionamento que seria construído na área será levado para o entorno da Quinta da Boa Vista. A previsão é de que sejam disponibilizadas cerca de 16 mil vagas.

Ainda dentro do estádio, o túnel central será ampliado e a única opção para jogadores e árbitros entrarem em campo. Os túneis laterais serão demolidos. Na arquibancada superior foi detecdado problema para a evacuação, que deve durar 8 minutos segundo as exigências da Fifa. Novos acessos pretendem garantir rapidez em ocasiões de emergência.

Do lado de fora, quatro rampas de acesso serão construídas e a rampa monumental continuará como rota para os torcedores deixarem o Maracanã.

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