quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cristo Redentor é tombado definitivamente como patrimônio nacional

Anúncio foi publicado pelo Iphan no Diário Oficial desta quinta (3).
Monumento, de 38 metros de altura, foi inaugurado em 1931.

Do G1, no Rio

Foto: Patricia Kappen/Arquivo G1

O Cristo Redentor, cartão-postal do Rio: tombamento definitivo (Foto: Patricia Kappen/Arquivo G1)

Um dos cartões-postais do Rio e uma das novas sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional. O anúncio foi publicado nesta quinta-feira (3) no Diário Oficial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O monumento, de 38 metros de altura - localizado no Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca - foi inaugurado em 1931. Seu tombamento provisório estava em vigor de 2008 até agora, quando o processo foi aprovado pelo conselho consultivo do Iphan.

Em 1922, quando o Brasil comemorou cem anos como nação independente, foi lançada a pedra fundamental do monumento. As obras começaram para valer, porém, em 1926. O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa. Quem desenhou a estátua foi o artista plástico Carlos Oswald, e seu escultor foi o francês de origem polonesa Paul Landowski.

A estátua, feita de pedra-sabão, foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo no dia 7 de julho.

Mais bens protegidos

Nesta quinta (3), o conselho consultivo do Iphan está reunido na cidade mineira de São João Del Rei para avaliar três propostas de tombamento.

Serão debatidas as propostas de tombamento dos centro históricos dos municípios de Iguape, em São Paulo, e Paranaguá, no Paraná, além do tombamento do Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: