quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Abandonado, Piscinão de São Gonçalo tem promessa de recuperação

Novo projeto para recuperar área tem um custo de R$ 3,4 milhões.
Vegetação cresceu onde havia água e poucos frequentam a região.

 

O Piscinão de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, inaugurado em 2004, está abandonado desde quando foi fechado, em janeiro de 2009. A vegetação cresceu onde havia água e os moradores não têm mais muita esperança de que a área vai voltar a funcionar como era antes. Poucas pessoas ainda frequentam a região.

Mesmo quando a água já havia secado, algumas pessoas ainda jogavam futebol e faziam caminhada. Mas, atualmente, o espaço está praticamente abandonado até por moradores. E comerciantes sofrem com os prejuízos causados ao comércio.
“Eu investi tudo o que eu tinha. Perdi meu emprego, vendi meu carro, hoje não tenho nada, estou desempregado e passando por dificuldades. Eu perdi mesa, cadeira, sobrou só a porta”, lamentou um comerciante.
O espaço começou sendo administrado pelo governo do estado, depois passou para a prefeitura, que não conseguiu arcar com os custos e devolveu a administração para o estado.

Promessa

O piscinão custou R$ 13 milhões e foi inaugurado em 2004. O governo do estado promete agora deixar tudo pronto até janeiro. O novo projeto para recuperar a área tem um custo de R$ 3,4 milhões e inclui um programa de educação ambiental, equipe de recreadores, monitoramento de câmeras de segurança e instalação de roletas digitais para controlar a entrada das pessoas e estabelecer um limite para que todos brinquem com segurança.
Segundo o governo do estado, a manutenção do projeto para manter o piscinão vai custar R$ 320 mil por mês. Quanto aos quiosques, o governo prometeu se reunir com os comerciantes e avaliar a situação de cada um deles. Janeiro é o prazo para a criação desse projeto.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: