quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Americano amigo do lutador Marcos Jara diz que bandidos tinham 9 e 15 anos

O Globo

Americano Brent Garret socorrido após ser baleado. Foto de arquivo de Berg Silva

RIO - O americano Brent Garrett Massman, amigo do lutador brasileiro Marcos Jara, morto na semana passada , afirmou, em depoimento à polícia, que os autores do roubo seguido de morte eram dois menores que aparentaram ter 9 e 15 anos.

Ele conversou nesta terça-feira com policiais na Unidade Semi-Intensiva do Hospital Copa D'Or e reconheceu o relógio Rolex que foi recuperado com a polícia com um mototaxista. Segundo Garrett, o relógio vale US$ 2 mil.

O americano contou que os dois estavam dirigindo em direção a Parati na Estrada da Pedra e que pararam o Land Rover no acostamento para pegar o aparelho de MP3 para plugá-lo no rádio do carro. Quando voltou ao veículo, ele disse ter sido surpreendido por um adolescente moreno de 15 anos armado e aparentemente drogado no banco de trás. Em seguida, ele relatou que apareceu um outro menino aparentando de 8 a 10 anos de idade no meio dos dois bancos da frente, quase no seu colo.

Ele contou que o adolescente apontou a arma para os dois e mandou que Marcos Jara continuasse a dirigir e seguisse suas orientações. Segundo Garrett, o lutador tentou dissuadir os assaltantes, oferecendo bens e dinheiro. Ele acrescentou que chegou a dar R$ 50 para um deles quando lhe foi pedido.

Garrett afirmou ainda que Marcos Jara dirigiu por cerca de 10 a 15 minutos. Quando viu que entrava num lugar extremamente perigoso, perguntou ao americano se conseguia ver a arma do menor que estava no banco de trás. Naquele momento, Garrett disse que notou que o amigo ia reagir e tentou dissuadi-lo. A seguir, segundo o americano, Marcos Jara parou o carro na lateral da rua em que estavam e que se jogou no banco de trás para tentar tirar a arma. Garrett relatou que ouviu um tiro e viu Marcos "desabar", sem esboçar reação.

Lutador Marcos Jara em foto de divulgação O americano disse à polícia que, ao tentar fugir do carro, foi baleado no abdômen. Ao deixar o veiculo, caiu no chão e sofreu ferimentos no dorso do pé e na perna direitos. De acordo com o americano, o adolescente de 15 anos desceu e lhe apontou a arma, com "uma expressão de ódio". Garrett contou então que pediu em espanhol para que ele poupasse sua vida. O jovem então voltou para o carro e o americano disse que correu por cerca de quatro minutos.

Brent Garrett Massman disse então que viu pessoas e pediu socorro. Cerca de 15 minutos após o tiroteio, ele disse que o Land Rover passou em alta velocidade com um motorista que não havia sido visto por ele anteriormente.

Segundo a polícia, o americano viu fotos mostradas pelos agentes e achou um dos criminosos parecido com o adolescente que atirou nele e em Marcos. Ele também reconheceu o relógio Rolex apreendido e os comprimidos que se encontravam numa pequena bolsa de cor preta dentro de uma bolsa de viagem com suas roupas e com aproximadamente dez mil dólares em espécie.

Extra Online

Nenhum comentário: