terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Pagar IPVA antecipado é bom negócio

por Andréa Machado e Djalma Oliveira

Dica de especialista

O ano de 2010 ainda nem começou e os motoristas já têm a preocupação de arrumar dinheiro para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Se a quitação for feita à vista e dentro dos prazos antecipados, o governo concede 10% de desconto. Um bom negócio para quem tem o dinheiro.

- O motorista que tem dinheiro na mão deve pagar à vista, porque 10% é mais do que o rendimento da poupança no ano (cerca de 7,5%). É mais vantagem tirar o dinheiro da poupança e pagar à vista - explicou Gilberto Braga, professor do Ibmec.

Mas o motorista que não tem dinheiro disponível não deve nem pensar em pegar um empréstimo.

- É óbvio que, para quem não tem dinheiro, não vale a pena pegar um empréstimo só para ter o desconto. Os juros de empréstimos são maiores do que os 10% - orientou o professor.

Nas ruas, os motoristas aprovaram a redução média de 15% do IPVA de 2010 em relação a este ano, causada pelas quedas de outros tributos e dos preços dos veículos. Para o gerente de restaurante Renan Antunes, de 20 anos, esse é mais um incentivo para quitar o imposto à vista.

- Sempre procuro pagar à vista para ter o desconto e, com a redução, eu vou ganhar duas vezes. Como eu vou economizar de IPVA em 2010. O peru de Natal está garantido - afirmou.

Casos de Cidade - Extra Online

Nenhum comentário: