quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bope encontra granadas, submetralhadoras e munição enterrados no Pavão-Pavãozinho

POR PAULA SARAPU

Rio - Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) apreenderam, na tarde desta quinta-feira, armas e munições enterradas na mata que divide as comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Entre o armamento encontrado, estão oito granadas, duas submetralhadoras, uma pistola 9mmm e carregadores de vários calibres.

Mais cedo, policiais estouraram duas centrais clandestinas de TV à cabo, cada uma delas funcionando em uma das associações de moradores do local. Foram encontrados fios, aparelhos televisores e conversores da Net. As ações ocorreram no 4º dia de operações da Polícia Militar para a implantação da Unidade de Policiamento Pacificadora nas comunidades.

Durante a manhã uma menina de 15 anos foi apreendida com um fuzil calibre 5.56mm escondido em uma mochila na Rua Sá Ferreira, em um dos acessos ao morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, Zona Sul do RIo, na manhã desta quinta-feira. Os policiais do 19º BPM (Copacabana) também detiveram dois homens que teriam obrigado a jovem a esconder a arma em um ponto de ônibus.

Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

Um dos bandidos preso com a menina que carregava a mochila com o fuzil dentro | Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

Ao ser abordada pela PM, a menina ficou muito nervosa e chorou. Ela contou que foi obrigada pelos homens a carregar a mochila. A adolescente afirmou que o fuzil e mais 19 carregadores seriam levados para o Morro da Chatuba, no Complexo da Penha, na Zona Norte.

De acordo com tenente coronel Rogério Seabra, comandantante do 19º BPM (Copacabana), a polícia já recebeu informações de que traficantes estariam usando moradores, inclusive menores, para tirar as armas da comunidade. A orientação para os PMs é que fiquem mais atentos a situações chamadas de diferentes.

Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

O fuzil apreendido por PMs com a menina e dois criminosos | Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

A Polícia Militar, e em especial equipes dos Batalhão de Operações Especiais (Bope), estão nos Morros do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo desde segunda-feira para expulsar traficantes de drogas e instalar mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) nesta comunidades.

Na quarta-feira, os policiais tiveram muito trabalho para conter a resistência dos bandidos. Uma bomba de fabricação caseira foi jogada contra um ônibus da linha 455 (Méier- Copacabana), na rua Raul Pompéia. A bomba era composta por muitos pregos e explosão foi ouvida à distância.

Na terça-feira, segundo dia de ocupação policial, bandidos desafiaram o poder do estado e o projeto de levar paz às comunidades da Zona Sul. Em represália à ação para a instalação das UPPs, uma série de ataques criminosos espalhou terror pelas ruas de Copacabana e da Lagoa, obrigando a Polícia Militar a reforçar o patrulhamento nos arredores das áreas ocupadas.

Homem que colocou fogo em ônibus é flagrado em imagens

Veículo estava parado no ponto final e sem passageiros. | Foto de Uanderson Fernandes / Agência O Dia

Um ônibus foi incendiado, o comércio fechou e granadas explodiram em pontos movimentados dos bairros. O trecho entre as ruas Rainha Elisabeth e Joaquim Nabuco foi interditado para que os bombeiros controlassem as chamas. A explosão de um pneu assustou funcionários de um supermercado, que correram em pânico.

O responsável por colocar fogo no ônibus da linha 121 (Central-Copacabana), na tarde de terça-feira, na avenida Nossa Senhora de Copacabana, aparece em imagens de uma câmera de segurança de uma loja divulgadas nesta quarta-feira pela Polícia Civil.

Nas imagens, um homem vestido de bermuda, camiseta e boné, aparece entrando no ônibus com um galão em uma das mãos. Várias pessoas passam pela calçada ao lado do ônibus, sem perceber o que acontece. Até que funcionários das lojas próximas notam o fogo e a fumaça. O homem sai correndo do ônibus, sem o galão.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: