quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Líder do Nós do Morro é achado morto

Jorge Antonio Barros e Selma Schmidt

Um dos fundadores do grupo Nós do Morro José Frederico Pinheiro é encontrado morto numa rua do Horto / Foto: Reprodução site Nós do Morro

RIO - Um dos diretores e fundadores do grupo Nós do Morro, José Frederico Pinheiro, de 57 anos, foi encontrado morto na manhã de quarta-feira numa rua, no Horto, Zona Sul do Rio. Ele tinha a garganta cortada provavelmente por um estilete deixado junto ao corpo. Fred deixou mulher e uma filha de 17 anos.

O caso foi registrado pela 15ª DP (Gávea) e imediatamente transferido para a nova Delegacia de Homicídios, na Barra da Tijuca. A nova delegacia tem a meta de esclarecer a autoria dos homicídios em 48 horas. O desaparecimento de Fred, como era conhecido, foi comunicado dias antes na delegacia da Gávea, segundo um inspetor.

- Estamos todos inconsoláveis - afirmou o diretor do Nós do Morro, Guti Fraga, acrescentando que os policiais da Delegacia de Homicídios manifestaram o maior empenho na investigação.

O diretor-executivo do AfroReggae, José Júnior, disse que ficou chocado com a notícia e imediatamente manifestou solidariedade aos amigos do Nós do Morro.

O Grupo Nós do Morro é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1986 com objetivo levar arte e cultura para a população do Morro do Vidigal. Integrantes do grupo participaram de filmes como "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite". Com seus grupos de atores e oficinas, a sua ação cultural obteve o reconhecimento da crítica e do governo brasileiro. Cerca de 90% dos beneficiários do programa oferecido pelo Nós do Morro são crianças e jovens que têm como pré-requisito freqüentarem a escola.

O corpo será enterrado esta tarde no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Ele será velado a partir das 15h30 na capela 7 do cemitério.

AfroReggae também foi vítima de violência

O AfroReggae, outro grupo cultural nascido numa favela do Rio, também foi vítima de um episódio violento. O coordenador do grupo AfroReggae, Evandro João da Silva, foi morto por assaltantes que roubaram uma jaqueta e um par de tênis, em 17 de outubro do ano passado. O tênis foi levado por PMs, o capitão Dennys Leonard Nogueira Bizarro e ao cabo Marcos de Oliveira Salles.

Os bandidos, abordados logo depois pelos PMs, foram liberados. Os policiais teriam ficado com os pertences de Evandro. Câmeras de vídeo da rua onde o crime ocorreu filmaram toda a ação. Os PMs já estão em liberdade. Na sentença, os juízes justificaram a decisão afirmando que os crimes pelos quais são acusados exigem inicialmente o regime aberto, não sendo necessário mantê-los presos.

Extra Online

Nenhum comentário: