quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Falso enfermeiro é preso em hospital público na Zona Oeste

Segundo a polícia, ele constava na lista de funcionários e fazia plantões regulares há cerca de quatro meses

POR CHARLES RODRIGUES

Rio- Após uma denúncia anônima, um falso enfermeiro foi preso por policiais civis, na noite de terça-feira, depois de prestar serviços há cerca de quatro meses, no Hospital Estadual Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

Segundo a polícia, Felipe Lopes Galdino, de 21 anos, constava na lista de funcionários e costumava substituir outros 15 profissionais em plantões regulares.

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Felipe Lopes Galdino, de 21 anos, o falso enfermeiro de Santa Cruz | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Morador de Bonsucesso, Felipe alegou que estava desempregado e teve a idéia de se passar por enfermeiro para conseguir ganhar um dinheiro extra.

Mesmo sem apresentar documentação e comprovante de formação profissional, ele contou que, no dia da apresentação, teria enganado um dos coordenadores de enfermagem da unidade. Felipe, que ganhava cerca de R$ 260 por plantão, chegou a acumular um salário de R$ 1.750, no mês passado.

Conforme a polícia, durante os quatro meses no hospital, Felipe participou de todos os procedimentos técnicos, inclusive em acompanhamentos de intervenções cirúrgicas e dosagens de medicamentos para diversos pacientes.

A denúncia foi feita, na última sexta-feira, por uma supervisora de equipes de enfermagem, após constatar que Felipe não tinha registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e não era concursado. Ela informou à direção do hospital, que resolveu encaminhar o caso à polícia.     

"É um completo absurdo que, dentro de uma hospital público de referência, um falso profissional se apresente como funcionário e fique tanto tempo sem ser notado pelos administradores", disse o delegado titular da 36ª DP (Santa Cruz),José de Moraes Ferreira, que pretende indiciar os diretores e chefes de enfermagem da unidade por crime de prevaricação.

O falso enfermeiro estava dentro do hospital quando recebeu voz de prisão. Na delegacia, ele contou que já teria feito um curso técnico de enfermagem, mas não apresentou comprovante. Com ele foram apreendidos dois jalecos.

Felipe foi autuado em flagrante por falsidade ideológica e poderá pegar uma pena de 1 a 6 anos de prisão. Os diretores do Hospital Estadual Pedro II não foram encontrados para falar sobre o caso.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: